1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Produtores Rurais de Aracurí na Região do Lago Grande participam de Curso sobre Olericultura Básica
Produtores Rurais de Aracurí na Região do Lago Grande participam de Curso sobre Olericultura Básica Autor: Desconhecido

Produtores Rurais de Aracurí na Região do Lago Grande participam de Curso sobre Olericultura Básica

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), em parceri...

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), realizaram esta semana o curso de Olericultura Básica na comunidade Aracurí na região do Lago Grande. O objetivo foi capacitar o produtor e trabalhador rural com técnicas adequadas no manejo de hortaliças, visando o aumento da qualidade e produtividade. Com a duração de 40 horas o curso iniciou na última segunda-feira (9) e encerrou nesta sexta-feira (13).

A Olericultura é um dos ramos da horticultura que trata da produção e exploração de hortaliças como o alface, cheiro verde, tomate, couve, rúcula, cenoura e dentre outros. Com o aumento da demanda por alimentos cada vez mais saudáveis, naturais e cultivados em sistemas de produção sustentáveis, as hortaliças têm ganhado espaço nas unidades familiares e principalmente nas comunidades ribeirinhas. Aos comunitários de Aracurí foram repassadas técnicas sobre noções de escolha do local, coleta, amostra e preparo do solo, produção de mudas, preparação de sementeiras e plantio de sementes.

Segundo o técnico da Emater do Pará, Júnior Sarraf, com a implementação de hortas para produção de alimentos frescos e ricos em nutrientes os agricultores e trabalhadores rurais economizam na renda familiar ao se beneficiarem com o consumo dos frutos da horticultura. "A produção destina-se ao consumo próprio e também a geração de renda para essas famílias. A parceria com a Semap e Senar possibilitou um trabalho satisfatório que vai mudar sem dúvidas a vida dos moradores daquela localidade", pontuou o técnico.

O Secretário Municipal de Agricultura e Pesca Bruno Costa, ressaltou a importância da parceria harmoniosa com o Senar e a Emater e comentou sobre a descentralização da capacitação aos produtores rurais da região do Lago Grande. "Este curso de Olericultura com certeza vem capacitar e preparar o nosso agricultor com novas técnicas, agregando valor ao conhecimento que eles já têm. Estamos executando essas atividades de acordo com as demandas que o nosso prefeito Nélio Aguiar e vice-prefeito José Maria Tapajós nos solicitam, sempre no intuito de valorizar a produção agrícola familiar", finalizou o secretário.

Para a comunitária Maria da Conceição o curso teve um valor significativo. "Para nós moradores da comunidade, digo com toda certeza que foi excelente, pois a hortaliça cultivada vai ajudar no complemento alimentar de nossos comunitários, principalmente para os alunos da escola. E sem falar que o curso nos ajudou bastante na construção de hortas sem agrotóxico. Queria agradecer a Prefeitura de Santarém por meio da Semap e os parceiros Senar e Emater", completou a moradora.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.