Muitas características da cultura tradicional da área rural na Amazônia, especificamente o trabalho em comunidade foi vivenciado nesta terça-feira (21). A essência da Festa do Çairé despertou com os primeiros preparativos logo cedo pela manhã, às 7 h. O barulho dos fogos de artifício anunciaram o Puxirum no Ramal do Laranjal (área de mata privada) para a construção de parte da estrutura comunitária que receberá a festa do Çairé 2018.
Veja outras notícias sobre o Çairé 2018
Aproximadamente 80 pessoas estiveram envolvidas nesse trabalho coletivo e foram distribuídas em três grupos. Destes, dois adentraram a mata. O primeiro grupo, em sua maioria formado por mulheres, fez a retirada de palharia. O segundo grupo foi em busca de flechais e esteios, sustentos da cobertura e o terceiro grupo ficou com a responsabilidade de preparar o almoço, ao fogo de lenha com o uso de resíduos de madeira morta.
O grupo da cozinha preparou um delicioso cozidão de carne vermelha, verduras e feijão rajado mantendo a tradição do cozimento no fogo a lenha improvisado a partir dos pedaços de madeira e resíduos de árvores mortas da mata. Na orientação da cozinha da própria casa entrou em cena uma das estreantes do rito do Çairé, Iracilda Lobato Costa, 67 anos de idade, no personagem da Juíza. "É uma responsabilidade muito grande, eu tenho que participar de todos os trabalhos, estou com um dos papéis centrais do Rito Religioso. Tenho satisfação em servir no Puxirum", disse.
O secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira afirmou que o Puxirum é a base do evento trisecular. "O trabalho em conjunto, a demonstração de cooperativismo e amizade. O Puxirum é fundamental para o êxito desse grande evento que é a Festa do Çairé. Nós estamos prestigiando e acompanhando para que tudo saia na normalidade", destacou o titular da pasta da cultura no município.
A ação coletiva provocou a curiosidade de visitantes do balneário. Três acadêmicos do curso da Universidade de Brasília (UnB), foram até a atividade com o propósito de produzir um documentário independente sobre o Restaurante Caranazal, situado na Comunidade Caranazal, próxima a Vila de Alter e sobre o proprietário Luis Alberto Garcia, a respeito da vida artística na musicalidade ligada ao Çairé.
"Queremos capturar a história do restaurante, as particularidades voltadas ao meio ambiente e culinária, e também sobre Luis Alberto, cantor e compositor de músicas regionais, e a forte ligação com a Festa do Çairé. E assim compreendemos o que é o Çairé no segmento cultural, religioso e festivo. Vamos finalizar neste sábado as filmagens, logo retornamos a Brasília, e faremos a pós-produção. E o produto final vamos primeiro tentar os Festivais de Cinema, disponibilizados online, e depois buscar o interesse das TVs abertas para exibição. O objetivo maior é devolver esse trabalho a comunidade de Alter do Chão que nos recebeu muito bem. E estamos registrando esse momento do Puxirum", explicou uma das acadêmicas.
Cleuton Sardinha, componente da coordenação do Çairé destacou que o êxito da atividade se repetiu este ano, pelo envolvimento dos comunitários e do governo municipal. "Contamos com a presença do secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira pela segunda vez e dos comunitários que abraçam esse trabalho em prol do Çairé. Vamos inovar acrescentando mais duas barracas médias, do Juiz e Juíza. Algumas peças serão reaproveitadas do ano passado, a exemplo, a cobertura de palha do barracão. Ainda nesta quinta-feira (23) será realizada, na Praça do Çairé, outra etapa do Puxirum onde será feito a abertura das palhas. E no dia 29 de agosto, o terceiro, quando iniciaremos a armação das estruturas", especificou o representante.
A Comissão Organizadora do Çairé reforça que desde janeiro de 2017, as datas da Festa do Çairé já estão definidas até o ano de 2020. No ano de 2017, a Festa do Çairé ocorreu no período de 21 a 25 de setembro.
Datas do Çairé até o ano de 2020
Ano
Período
2018
20 a 24 de setembro
2019
19 a 23 de setembro
2020
17 a 21 de setembro
Mais informações:
Alciane Ayres - Assessora de Comunicação da Semc
Contato: (93-99179-4634 / 98130-8014) / ascom.semc.stm@gmail.com