1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Press Trip do Çairé 2018 trará oito jornalistas da imprensa brasileira para Alter do Chão
Press Trip do Çairé 2018 trará oito jornalistas da imprensa brasileira para Alter do Chão Autor: Desconhecido

Press Trip do Çairé 2018 trará oito jornalistas da imprensa brasileira para Alter do Chão

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Çairé 2017 (Foto: Ronaldo Ferreira/Arquivo Ascom PMS)No período de 20 a 24 de setembro, Alter do Chã...

Çairé 2017 (Foto: Ronaldo Ferreira/Arquivo Ascom PMS)No período de 20 a 24 de setembro, Alter do Chão, em Santarém no Pará abrigará o maior espetáculo da cultura e tradição dos índios Borari: A Festa do Çairé. A manifestação, que é integrada com o Festival dos Botos atrai milhares de turistas e visitantes que chegam à Vila Balneária em busca de conhecer a cultura e aproveitar as belezas naturais do local.

Este ano, pela primeira vez, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) realiza o Press Trip do Çairé. O município receberá oito jornalistas de renome na imprensa brasileira, que além de conhecer o Çairé 2018, seguirão um cronograma de visitação em pontos turísticos estratégicos da cidade, para divulgar o potencial do turismo de Santarém e região.

"O Press Trip do Çairé é uma ação importante que visa a promoção e a divulgação da potencialidade turística de Santarém em veículos de comunicação de abrangência nacional, para o estímulo do aumento de visitantes e turistas, bem como, a competitividade e a atratividade do nosso destino turístico. Desta maneira os jornalistas convidados virão a Santarém para conhecer a Festa do Çairé e alinhado a este farão um roteiro turístico como forma de conhecer os demais atrativos turísticos naturais e culturais de Santarém", informou o secretário Municipal de Turismo, Diego Pinho.

Com base no Plano Encontro (Plano C de Desenvolvimento Turístico), a Semtur desenvolve ações com vistas à promoção e ao aumento no número de turistas que visitam Santarém. A visita de profissionais da imprensa nacional, por meio do Press Trip, se constitui como uma ação estratégica voltada para atingir tais objetivos, e com isso gerar o aumento da movimentação financeira, no período do Çairé.

Saiba Mais:

"A divulgação do destino e o aumento do número de turistas e a receita trata-se de uma das metas previstas no Plano Encontro (Plano de Desenvolvimento Turístico Santarém e Belterra). Sendo assim, esperamos que o Press Trip, contribua para o crescimento anual do público e da receita turística até 2025, uma vez que a projeção até 2025 prevê um crescimento aproximado de 17.526 turistas e uma receita turística de R$ 18.501.177,04 do evento Çairé", explicou a chefe de seção de Projetos da Semtur, Elcivânia Barreto.

Farão parte do Press Trip do Çairé os Jornalistas:
• Ana Paula Dantas Favero (Mari Pelo Mundo – Brasília);
• Patrícia Penna dos Santos (Turismo e Eventos - São Paulo);
• Adriano Vizone (Folha de São Paulo - São Paulo);
• Gustavo de Jesus Werneck (Jornal Estado de Minas - Belo Horizonte);
• Luíza Maria de Figueiredo Santos (Correio Brasiliense – Brasília);
• Fabíola Cristina Coelho Musarra (Qual Viagens - São Paulo);
• Emanuella Barbosa Sombra e Ariel Martini (Azul Magazine - São Paulo).

Os Jornalistas chegarão a Santarém na quarta-feira (19), às 15h45, no Aeroporto de Santarém Maestro Wilson Fonseca e ficarão em um hotel da cidade. Na quinta-feira (20) iniciarão os registros da Festa do Çairé, até o último dia do evento (24). Os profissionais também conhecerão os seguintes atrativos turísticos: Igarapé do Macaco, Ponta do Cururu, Comunidade de São Francisco (Eixo-Forte), Casa do Saulo, Cristo Rei, Atrativos Turísticos Urbanos, Encontro das Águas, Comunidade de Anã e Ponta do Icuxi.

A Festa do Çairé
O Çairé é uma festa que representa o resgate da cultura do povo Borari, que remonta o processo de colonização dos portugueses na região, que tem destaque, principalmente, na religiosidade dos antepassados de Alter do Chão. O evento é um forte atrativo cultural que movimenta o turismo da região.

A Festa foi introduzida na Amazônia no século XVII. Era realizada em várias comunidades indígenas da região, quando os Padres Jesuítas utilizavam de vários elementos para a catequese dos índios, dentre esses elementos está o "Arco do Çairé", que era, e ainda é, uma simbologia do mistério da Santíssima Trindade, que é a motivação para a realização do evento.

O "Arco do Çairé" é composto de um grande semicírculo, que representa "Deus Uno", com outros três semicírculos internos que representam a Santíssima Trindade, "Pai", "Filho" e "Espírito Santo", o Deus Trino. O símbolo representa ainda a Arca de Noé, que ao ser colocada de "cabeça para baixo", dá formato a uma barca, outra evidência da catequese indígena. O Arco é feito com madeira e cipó, ornado com fitas coloridas, simbolizando o arco-íris que representa a aliança que Deus fez com a humanidade.

Durante a Festa, mais precisamente no sábado do evento (22), acontece o Festival dos Botos, que consiste em um grande espetáculo de brilhos e cores, quando os botos Tucuxi e Cor de Rosa se encontram em uma disputa cultural, retratando temas ligados a vida amazônica.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.