1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura retoma doação de castiçais para Trasladação da Imagem de N. Srª da Conceição
Prefeitura retoma doação de castiçais para Trasladação da Imagem de N. Srª da Conceição Autor: Desconhecido

Prefeitura retoma doação de castiçais para Trasladação da Imagem de N. Srª da Conceição

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Após 4 anos, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência S...

Após 4 anos, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) vai retomar a doação de castiçais para a Trasladação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição. Os objetos confeccionados pelos usuários dos 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além de terem significado especial para os romeiros que os recebem, é uma forma de colaborar com o meio ambiente.

Assim que finalizados, os castiçais serão repassados a Diocese de Santarém, que ficará responsável em entregar aos romeiros que participarão do traslado no dia 25 de novembro. A trasladação da imagem antecede o Círio da Conceição, padroeira dos católicos santarenos.

Para a secretária de Assistência Social Celsa Brito a doação foi retomada principalmente pelo significado dos objetos. "Decidimos pela retomada por cauã da simbologia dos castiçais nesse momento de fé, pois os castiçais representam a luz da Igreja nas mãos dos fiéis, além de tornar a trasladação mais bela".

O coordenador do Círio e Berlinda, Gilberto Dinelly agradeceu a doação e ressaltou a importância da tradição. "Foi muito importante essa retomada, pois além de contribuir com o meio ambiente, a produção é um trabalho social e artístico cultural da comunidade usuária dos Cras, pois o castiçal envolve a vela que vai a frente e significa o Círio, a luz a ser seguida."

A produção de Castiçais pela Semtras teve início em 2005 e teve uma interrupção em 2012. Na época, quem confeccionava os castiçais eram as famílias usuários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que após um processo de redesenho passou a ser denominado de Aepeti - Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O programa continua à frente da confecção dos objetos com apoio dos Cras do município.

Para a confecção dos castiçais, a Diocese de Santarém doou as garrafas recicláveis. A entrega de 1.500 castiçais será no dia 17/11, às 9h em solenidade que contará com a presença da coordenação do Círio de Nossa Senhora da Conceição e com o Bispo Dom Flávio Giovenale.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.