4. Prefeitura realiza serviços de escavação para ampliar abastecimento de água em Bom Jardim
Prefeitura realiza serviços de escavação para ampliar abastecimento de água em Bom Jardim Autor: Desconhecido

Cerca de 1.190 metros e extensão de rede estão sendo construídos.A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), realiza o serviço de escavação para construção de sistemas de abastecimento de água na comunidade de Bom Jardim, região do Lago Grande. A ação é fruto de uma parceria entre o governo municipal e o Projeto Saúde e Alegria (PSA) que coordena a ação. Cerca de 1.190 metros e extensão de rede estão sendo realizados. O empreendimento beneficiará 48 famílias.

Com a parceria, a Prefeitura ficou responsável pelos serviços de escavação e reaterro dos trechos onde serão alocadas as canalizações e as tubulações. O serviço visa atender as demandas de distribuição de água às várias famílias das comunidades, garantindo assim mais qualidade de vida aos moradores que passarão a receber água encanada nas residências.

Secretário Bruno Costa vistoria obras em Bom Jardim.O secretário municipal de Agricultura e Pesca Bruno Costa esteve no local nesta sexta-feira (24) acompanhando os trabalhos. O titular destaca que através de parcerias a realidade da localidade, no que diz respeito ao abastecimento de água, será finalmente transformada para melhor. "Enquanto município nos sentimos felizes em dar continuidade ao projeto que é levar abastecimento de água para as comunidades mais distantes. Ficamos felizes com essas parcerias que temos firmados junto às ONGs, no intuito de levar água potável para os ribeirinhos", disse Costa.

As construções de sistemas de abastecimento de água com calha e caixa d'agua de mil litros em cada residência é de responsabilidade da SOMECDH, empresa contratada pelo PSA.

Sobre o Programa Cisternas

O empreendimento beneficiará 48 famílias.O Programa é desenvolvido através da chamada pública do governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social do Programa Nacional 'Cisternas' de apoio à captação de água da chuva e outras tecnologias sociais de aceso à água e é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria.

O objetivo é realizar ações de captação de água e promover saneamento, uma vez que os moradores dessas áreas contempladas, não tem nenhum sistema de abastecimento. Em Santarém, o programa é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e executado pela entidade SOMECDH através de chamada pública.