Celebração, missa e caminhada fizeram parte das homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, que iniciaram cedo no Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará, equipamento da Prefeitura de Santarém, ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). A programação contou com a celebração da equipe da Comissão do Círio e Berlinda que vive com a Diocese de Santarém o Momento Mariano, que levou a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição recepcionada pela secretária de Assistência Social, Celsa Brito, e pela coordenadora da equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Aepeti), Carise Pedroso, e demais servidoras da Semtras.
Durante a programação, as colaboradoras do Centro emocionaram a todos com a leitura de algumas cartas de mulheres vítimas de violência, e também foram mostrados algumas registros fotográficos de variados tipos de violência que elas sofreram. A equipe do Maria do Pará relatou que todas que escreveram as cartas foram acolhidas e tiveram suas vidas restauradas e, hoje, lutam para deixar no passado toda a violência que foram expostas e recebem acompanhamento do Centro.
A secretária Celsa Brito, que também se emocionou ao ouvir as histórias dessas mulheres, agradeceu o trabalho da equipe, e reforçou que nenhuma mulher deve se calar diante da violência praticada por seus companheiros, e frisou que o Centro de Referência Maria do Pará está de portas abertas e realiza um trabalho completo em parceria com a rede de enfrentamento à violência, e agradeceu também a parceria com a Diocese de Santarém em unir a programação especial, nesse momento em que se comemora o Centenário do Círio de Nossa Senhora da Conceição. "As mulheres guerreiras como são merecem ser melhor reconhecidas por sua competência e dedicação, merecem ser amadas e respeitadas aonde quer que vão, que todas sejam mais fortes do que já ação para continuar na luta em busca de seus direitos", frisou Celsa Brito.
"É uma alegria muito grande a Diocese fazer essa parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Semtras, e estar aqui no Centro Maria do Pará nesse dia 8 de março que, concidentemente, caiu no Dia Internacional da Mulher, pois a Diocese está celebrando os 100 anos de Círio no dia 8 de cada mês e a Diocese faz um movimento voltado à não violência contra crianças e adolescentes. Hoje, contra a violência à mulher. É um dia muito intenso para que as mulheres sejam reconhecidas, temos que dar muito carinho, amor e respeito porque nossas mulheres merecem principalmente as mais vulneráveis", declarou Gilberto Dinelly, coordenador da equipe do Círio e Berlinda.
"Comemorar o Dia Internacional da Mulher com essa programação especial é muito importante para nós que estamos a frente do Centro Maria do Pará e que trabalhamos no empoderamento feminino, lutamos para que nossas mulheres não se calem diante de seus agressores, é importante que elas vivam de forma respeitosa e sejam muito amadas", ressaltou Diany Castro, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher Maria do Pará.
A programação continuou com a celebração Mariana no Hall de entrada da Prefeitura de Santarém, que contou com a participação de muitas mulheres colaboradoras do poder Executivo. A celebração foi comandada pela equipe do Círio e Berlinda que levou a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição e foi celebrada pelos Padres Walter Imbiriba e por Romildo da Silva, que abençoaram terços, rosas e cartões que foram distribuídos para as mulheres. As secretárias de Assistência e Finanças participaram da celebração com as leituras, e a secretária Celsa Brito foi a ministra da Eucaristia.
O prefeito em exercício José Maria Tapajós ressaltou a importância da mulher na vida dos homens, na vida cristã, no trabalho, e agradeceu a participação de todos nesse momento de agradecimento as Mulheres por sua fiel dedicação na vida inteira.
E no final da tarde, aproximadamente 70 mulheres participaram da "Caminhada das Marias", com o tema da campanha da Fraternidade "Fraternidade e Superação da Violência", que contou com a participação da equipe do Centro Maria do Pará, de Acadêmicas do Serviço Social da Universidade Paulista (Unip), Servidoras da Semtras, mulheres religiosas e advogadas representando o Movimento Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Santarém que distribuíram folders esclarecendo a lei e como a mulher ou qualquer pessoa pode denunciar uma agressão. "Juntas Somos Mais Fortes, hoje a mulher têm sido mais empoderada, mais guerreira e eu peço a Deus que nos abençoe sempre nessa caminhada", declarou a advogada Ana Claudia Waughan.
Uma das vítimas de violência doméstica, hoje atendida pelo Centro Maria do Pará, agradeceu a programação que a Prefeitura realizou para as mulheres e destacou que as devem ser mais fortes e que não se calem diante de seus agressores.
Momento Mariano
Considerando a centésima edição do Círio da padroeira da Diocese de Santarém, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, está realizando desde fevereiro o Momento Mariano todo dia 8 de cada mês com celebração, a programação iniciou ano passado quando a Igreja no Brasil viveu o Ano Nacional Mariano para celebrar os 300 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida.