Usuárias do Cras Alter do Chão. Foto-Ascom Semtras
Com objetivo de contribuir para ajudar na geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), vem realizando oficinas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
Durante três dias (10, 11 e 13) aconteceu no Cras Nova República uma oficina de cadernos decorados. Aproximadamente 80 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram.
Jovens do Cras Nova República participam de oficina de cadernos decorados. Foto-Ascom Semtras
De acordo com a coordenadora do Cras, Jaciara Simões, a oficina para as crianças e adolescentes objetivou despertar habilidades, criatividade e integração.
"Ao concluir a oficina pudemos notar a felicidade de cada um em levar seu caderno decorado e poder usar na escola. Observou-se a importância dessas oficinas, pois promove o aprendizado e a troca de experiências entre as pessoas utilizando a criatividade para a produção de cada caderno. Além de resgatar a autoestima de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social".
As oficinas foram ministradas pelos orientadores Luana Campos, Rayka Janaína, Marcelo Pimentel, Roselane Silva e Thais Araújo em suas respectivas turmas colaborando para que a atividade fosse desenvolvida com qualidade.
Para a decoração nos cadernos foram utilizados cadernos capa dura, tesoura, cola, E.V.A. A usuária do Centro de 17 anos Samira Ferreira dos Santos contou que aprender a técnica ajudará na geração de renda de sua família.
"O que aprendi vou poder ajudar com a renda da minha família, eu entrei aqui no Cras sem saber de nada e cada dia eu aprendo mais e vejo a possibilidade de poder contribuir".
No Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alter do Chão com tecidos em várias estampas, linhas de cores variadas e enchimento foi ministrada a oficina de almofadas decorativas para mais 30 idosos cujo objetivo foi explorar a criatividade, imaginação e habilidades dos usuários da terceira idade.
Oficina de adereços carnavalescos no Cras Ribeirinho. Foto-Ascom Semtras
Naide de Sousa, de 63 anos, participante há 7 anos no Cras Alter do Chão avaliou a oficina. "Eu gostei muito de fazer almofada. Eu gosto de oficinas nas quintas e sextas estou sempre aqui e não perco mais nada, já aprendi a fazer muitas coisas aqui no Cras e anseio por mais aprendizado, todos nós gostamos muito de participar das oficinas".
No Cras Ribeirinho e Nova República já em clima de carnaval aconteceu a oficina de adereços carnavalescos. Os usuários de várias idades foram orientados para entrar no clima e produzir com toda alegria e brilho que a época permite a produção de máscaras, enfeites de cabelo, gravatas entre outros.