Moradores do Residencial Salvação participaram na manhã desta sexta-feira (24), de uma ação itinerante de Combate a Violência Doméstica promovida pelo Ministério Público do Pará (MPPA), em parceria com a Prefeitura de Santarém por meio das Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras), de Educação (Semed) e da Saúde (Semsa). O projeto faz parte do Plano de Atuação (PA) da promotoria.
A Semtras disponibilizou emissão da carteira interestadual do idoso, passe livre para Portadores de Necessidades Especiais (PNE), Inclusão e atualização do Cadastro Único, atendimentos da equipe volante do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e também palestras com Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher - Maria do Pará, a fim de orientar a população quanto a violência doméstica.
"Esse projeto é importante porque visa realizar atendimentos para enfrentar a violência doméstica chegando até a população da zona rural, ribeirinha, de planalto, quilombolas, indígenas e bairros com grandes índices de violência. Essa ação leva toda a rede de proteção a mulher, oferta atendimentos de saúde, cidadania, educacional com atividades lúdicas para as crianças. Ele é de suma importância. Santarém é um município completo, contempla tudo que a Lei Maria da Penha exige, depois de Belém é o único que está prestando todo atendimento", destacou a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher - Maria do Pará, Diany Castro.
"Quando recebemos o convite para participar de mais essa Ação Itinerante nos colocamos a disposição em ajudar no que for possível para que nossa população possa ser atendida. Esse projeto do Ministério Público é de extrema importância, pois ele leva esses atendimentos a fim de ajudar as mulheres vítimas de violência doméstica dos locais mais distantes, aonde têm registros de índices elevados. Nossos principais serviços da Prefeitura de Santarém são ofertados para que todos tenham seus direitos garantidos", observou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.
A Promotora de Justiça, Luziana Barata Dantas, idealizadora da Ação Rede Itinerante destacou que as mulheres estão sendo encorajadas desde a Lei Maria da Penha, e avaliou a participação da Semtras no evento. "Nós contamos com a parceria de várias instituições, dentre elas, a Semtras que é nossa parceira desde o início do projeto em 2015. Nos dirigimos até as comunidades rurais, dentro de Santarém é a primeira vez em que realizamos essa ação para ofertamos importantes esclarecimentos sobre o combate a violência doméstica."
Segundo dados de janeiro a julho de 2018 o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará recebeu e acompanha mais de 700 mulheres vítimas de violência doméstica.
O Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher- Maria do Pará presta acolhida, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica as mulheres em situação de violência (violência doméstica e familiar contra a mulher - sexual, patrimonial, moral, física, psicológica, assédio sexual, assédio moral, etc.
Proporciona um processo de mediação familiar em casos que não consubstanciam violência física – tem parceria direta com a Delegacia de Atendimento à Mulher e o Abrigo de Mulheres).
Atualmente os atendimentos estão sendo realizados no mesmo prédio do Creas, localizado na Av. Rosa Vermelha, n.703 – Bairro Aeroporto Velho.