1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura leva serviços do Cas para comunidades quilombolas de Santarém
Prefeitura leva serviços do Cas para comunidades quilombolas de Santarém Autor: Desconhecido

Prefeitura leva serviços do Cas para comunidades quilombolas de Santarém

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Comunitários recebendo atendimento na Escola Municipal de Ensino Fundamental Afro-Amazônida, comunid...

Comunitários recebendo atendimento na Escola Municipal de Ensino Fundamental Afro-Amazônida, comunidade quilombola Murumuru.O Centro de Assistência Social (Cas), equipamento da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), promoveu, na sexta-feira (13), uma ação nas comunidades quilombolas Murumuru, Arapemã, Murumurutuba e Tiningu. Além de vários outros serviços, teve como objetivo apoiar a inclusão das famílias no cadastro único para que possam acessar o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) da Caixa Econômica Federal.

Mais de 100 moradores das comunidades receberam da equipe do Cas, com o apoio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), atendimentos socioassistenciais, serviços relacionados a inclusão e atualização do cadastro único, emissões de documentos como Passe Livre, Cartão SUS, Carteira Interestadual do Idoso e palestras sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), condicionalidade do Programa Bolsa Família.

"Quero agradecer em nome dos comunitários e pedir que essa ação não fique só por aqui e sim, que mais comunidades também possam ser atendidas", avaliou Rondinelli Costa Lima, morador da comunidade Murumuru há 16 anos.

Lourival dos Santos, coordenador do programa PNHR das comunidades quilombolas agradeceu o apoio. "Trazer esses atendimentos as comunidades mostra o empenho do governo municipal com os povos quilombolas. A oferta de todos esses serviços foi de suma importância para as comunidades, principalmente em relação ao cadastro único pois o andamento do programa dependia dessa inclusão."

"Promover essa ação para as três comunidades quilombolas visando ofertar esses serviços que irão ajudar na viabilização do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) é um desejo da prefeitura que sempre procura dar suporte aos locais mais distantes", garantiu Márcia Lehmann, coordenadora do Cadastro Único.

Sobre o Programa Nacional de Habitação Rural​

Segundo o site da Caixa Econômica Federal, o Programa Nacional de Habitação Rural​ (PNHR) foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009 e tem a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando/ampliando/concluindo uma existente.​

Conheça, em detalhes, como funciona o PNHR: https://goo.gl/cq5KWi

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.