A Prefeitura de Santarém realizou nesta quarta-feira (10) uma ação de saúde junto às famílias de venezuelanos que estão em Santarém. O atendimento ocorreu por toda a manhã, no Abrigo de Adultos e Famílias, localizado no bairro Cambuquira, que está servindo para acolher esses indígenas.
A ação foi coordenada pelas equipes Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde e Estratégia Saúde da Família (EACS/ESF), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Para isso, a Secretaria disponibilizou enfermeiros do Abaré, equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) da Matinha, além de equipes do Programa Mais Médicos, que atuam no município. Foram realizadas consultas médicas, educação em saúde, higiene pessoal, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, peso e altura, saúde bucal (aplicação de flúor e orientações preventivas), vacinação e consultas de enfermagem.
Ao todo, 107 venezuelanos estão abrigados desde setembro do ano passado em Santarém e vêm recebendo assistência do governo municipal. Os serviços atenderam todas as famílias e, de acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Estratégia Saúde da Família (NASF/ESF), da Semsa, enfermeira Marcela Brasil, que estava à frente da ação, o objetivo é dar assistência a essas pessoas para mantê-las em condições adequadas de saúde. Ela explicou que outra ação do tipo está sendo planejada pela Secretaria para trabalhar especificamente no tratamento da escabiose (doença contagiosa de pele provocada por ácaros), pediculose (piolhos) e combate a verminoses, em data ainda a ser definida.