4. Prefeitura instala bombas de sucção e passarelas na Avenida Tapajós e centro comercial
Prefeitura instala bombas de sucção e passarelas na Avenida Tapajós e centro comercial Autor: Desconhecido

Katiane de Jesus
...

Autora: Ailanda Tavares

Na manhã deste sábado, o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, acompanhou os serviços que estão sendo realizados no centro comercial, para amenizar os transtornos causados pela cheia do rio Tapajós.

Equipes das secretarias de Infraestrutura e de Urbanismo estão trabalhando na montagem de passarelas na Avenida Lameira Bittencourt, entre as Travessas 15 de Agosto e Francisco Corrêa e também no cruzamento com a Travessa dos Mártires, para que pedestres continuem tendo acesso às lojas.

Além das passarelas, mais bombas de sucção já foram instaladas, totalizando são 10 equipamentos que funcionam 24 horas por dia, na Avenida Tapajós.

O nível do rio Tapajós já ultrapassa a marca de 8m, e o trânsito na Avenida Tapajós está sendo possível após os trabalhos do novo projeto da Orla, a reconstrução do cais de arrimo e a implantação de 10 bombas de sucção (5 instaladas nas casas de bombas e 5 auxiliares).

“O trecho da Lameira Bitencourt tem sido o mais afetado porque a água do rio está entrando pela galeria. Por conta disso, a Prefeitura já instalou mais 5 bombas ao longo da orla e estamos montando passarelas para facilitar o acesso do pedestre e minimizar os prejuízos no comércio ”, destacou o gestor municipal, Nélio Aguiar.

O Prefeito ainda ressaltou que após o relatório da Defesa Civil Municipal, foi necessário decretar situação de emergência. A equipe da Defesa Civil fez um levantamento no município, após visita às regiões de várzea do Arapixuna, Tapajós, Alter do Chão e Ponta de Pedras.

“O decreto de emergência nos possibilita dar respostas mais rápidas e atender às famílias afetadas, assim como ser atendido pela Defesa Civil Estadual e somar força junto com a Prefeitura, para a maior demanda de necessidade da população, que é a distribuição de cestas básicas e aquisição de madeiras”, pontuou Nélio.