Para traçar o perfil do turista que visita a Pérola do Tapajós e elaborar estratégias para o fomento do turismo na região, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), iniciou nessa sexta-feira (20) a segunda etapa da Pesquisa de Demanda Turística de 2019 em Alter do Chão. A primeira ocorreu durante a temporada de férias do primeiro semestre de 2019.
O processo conta com a parceria da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA), que disponibilizam pesquisadores para a aplicação de 360 questionários com perguntas quantitativas e qualitativas sobre o destino de origem do turista, faixa etária, ocupação, meio de hospedagem, transporte utilizado, pontos turísticos visitados, avaliação da viagem e avaliação do destino.
As entrevistas ocorrem no período de 20 a 22 e de 27 a 29 de dezembro. Os dados coletados são organizados e relacionados com outras informações por meio do Observatório da Semtur, que será divulgado em 2020.
O Observatório da Secretaria Municipal de Turismo mapeia o perfil e a média diária de gastos do turista em Santarém com base em relatórios de BOH's, dados disponibilizados pela Infraero, a média de preço de refeição estabelecida pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) e pesquisas de demanda turística.
Além das pesquisas de campo realizadas nas duas temporadas de férias, a Semtur também realizou, durante o ano de 2019, pesquisas de demanda turística no período do Carnaval e Çairé.
De acordo com o secretário municipal de turismo, Diego Pinho, a Semtur planeja ampliar o trabalho para outras épocas do ano porque ele colabora com e elaboração de políticas públicas para o fortalecimento do setor. “Essas pesquisas dão condições ao município de monitorar a atividade turística em Santarém. Na pesquisa realizada durante o Çairé, por exemplo, nós percebemos que mais de 40% dos turistas quem são atraídos pelo evento estão permanecendo mais dias na cidade e isso está fazendo com eles visitem outros atrativos como as comunidades que trabalham com turismo de base comunitária e pontos urbanos também”.
Gráfico do relatório da Pesquisa Demanda Turística e Impactos Econômicos do Çairé 2019 sobre os pontos turísticos visitados.
Como mostra o gráfico da Pesquisa de Demanda Turística e impactos econômicos do Çairé 2019, 65% dos entrevistados, em algum momento de sua estadia no destino, estiveram em pontos turísticos.
Já sobre o tempo de permanência do turista durante esse mesmo período, a pesquisa realizada durante os cindo dias do çairé apontou que 41,2% dos visitantes permaneceram por mais dias na cidade, como mostra o gráfico abaixo.
Gráfico do relatório da Pesquisa de Demanda Turística e Impactos Econômicos do Çairé 2019 sobre o tempo de permanência do turista no destino.
Para o Técnico do setor de pesquisa da Semtur, Edvan Leão, os dados coletados não são apenas importantes para as instituições públicas, mas também para o setor privado. “As pesquisas mostram de onde vem o turista, o que ele gosta, porque ele escolheu o destino, se ele ficou contente com a hospedagem, atendimento, segurança e tudo isso ajuda os empresários e os empreendedores a conhecer melhor o seu público e se organizar para oferecer serviços que atendam as suas preferências e necessidades. E esse público muda de acordo com a época do ano, por isso é tão importante que as empresas estejam sempre buscando essas informações”.