A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), já iniciou as visitas às comunidades ribeirinhas, levando atendimento de saúde. A visitação iniciou semana passada e deve continuar até o final do ano.
Para esses atendimentos aos ribeirinhos, a Semsa conta com as equipes do Abaré, que atendem as comunidades das regiões do Tapajós e Arapiuns e também com uma outra equipe que atende as demais comunidades não assistidas pelo Abaré (Ituqui, Tapará, Aritapera, Urucurituba e Arapixuna). Assim, as visitas iniciaram pelas comunidades de Boa Vista do Tapará e Santa Maria do Tapará (região do Tapará) e nesta quarta-feira (24), a equipe está na comunidade de Piracãoera de Baixo, iniciando as atividades na região do Urucurituba. A equipe é composta por odontólogo, médicos, enfermeiros e pessoal de apoio.
O Assessor das regiões de Rios da Semsa, Sérgio Pereira, informou que os atendimentos são diversos, dentre eles consulta odontológica (extração, restauração, limpeza, aplicação de flúor, etc.), consultas médicas, exames de Preventivo do Câncer de Colo de Útero (PCCU), vacinação e atendimento de enfermagem. Em cada comunidade cerca de 300 pessoas são atendidas. Um trabalho importante para os moradores dessas regiões, dada à dificuldade de acesso que eles tem aos serviços de saúde. "Nosso objetivo é levar qualidade de vida aos moradores das regiões ribeirinhas, levando até eles os serviços de saúde. As pessoas recebem nossa equipe com muita satisfação. Além do atendimento nos locais definidos pela comunidade, nossa equipe ainda faz visita domiciliar, atendendo àquelas pessoas que não podem se deslocar até o local do atendimento", destacou Sérgio Pereira.
Até o final do ano, as equipes da Semsa devem percorrer 236 comunidades das áreas de rios, levando atendimento de saúde de qualidade aos moradores dessas regiões.