As unidades de saúde dos bairros Santarenzinho e Nova República já estão fazendo atendimento de forma diferenciada aos santarenos, desde o fim de semana passado. Após a notícia de que as duas unidades deixariam de atender em regime de plantão 24h, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), buscou alternativas para que a população não fosse prejudicada.
A saída foi buscar ajuda junto ao Ministério da Saúde, que orientou que a Prefeitura fizesse a solicitação para que as duas unidades passassem de Unidade Básica de Saúde (UBS) 24h, para Unidade de Acesso Avançado. A solicitação já foi feita formalmente ao Ministério da Saúde, faltando apenas ser oficializada através de publicação de Portaria.
Mas, a Semsa já tem tomado todas as providências para que o novo modelo seja implantado e tenha o seu funcionamento aprovado pelos usuários. As duas unidades iniciaram as atividades nesse novo regime de funcionamento neste fim de semana passado. As diretrizes e acertos foram traçados em reunião entre a Comissão Interna da Semsa, formada para que a ideia fosse discutida e amadurecida, e o Conselho Municipal de Saúde, na semana passada.
A Unidade de Acesso Avançado é uma modalidade de unidade de saúde que funciona sob o princípio do imediatismo. É um sistema moderno de atendimento médico que consiste em atender as pessoas no mesmo dia ou em até 48 horas após o contato do usuário com o serviço de saúde. O Acesso Avançado tem como objetivos, principalmente, diminuir o tempo de espera por uma consulta médica, diminuir o número de faltas às consultas médicas e aumentar o número de atendimentos médicos da população.
A diferença entre elas é que, enquanto a UBS 24h é mantida com recursos do tesouro municipal, a Unidade de Acesso Avançado recebe recursos do governo federal para se manter. Além disso, o horário de funcionamento entre as duas também é diferenciado. A UBS 24h, como o próprio nome diz, funciona diariamente durante 24 horas ininterruptas, já a Unidade de Saúde de Acesso Avançado funciona de segunda a sexta, das 19h às 7h, e aos sábados, domingos e feriados, funciona 24h. No atendimento nos dias de semana (segunda à sexta), os médicos ficam disponíveis nas duas unidades de 19h às 23h e, aos sábados, domingos e feriados, eles atendem das 7h da manhã até as 23h. Nos demais horários, os pacientes contam apenas com o atendimento das equipes de enfermagem.
De acordo com um dos membros da Comissão Interna e coordenador dos médicos da atenção básica da Semsa, Lauro Corrêa, essa modalidade de Unidade de Saúde é importante especialmente para manter a qualidade do atendimento aos moradores desses dois bairros periféricos (Nova República e Santarenzinho) e seus entornos. Além disso, as pessoas que não têm como buscar atendimento à saúde durante o dia, podem fazer agora pela parte da noite, sem precisar marcar consulta. É a chamada livre demanda, onde a pessoa chega e já recebe atendimento. Isso, segundo ele, também reduz a fila de espera nas unidades de saúde, inclusive no Pronto Socorro Municipal.
"Sob a lógica de que, se você conseguir inicialmente dar conta da demanda do dia, sem precisar agendar pacientes para um outro dia, em pouco tempo você consegue qualificar a atenção básica e, com isso, resolver o problema das filas nas UBS's e PSM, por exemplo", explicou Lauro Corrêa.
Os serviços que já estão sendo disponibilizados nas duas unidades são: atendimento ambulatorial com consultas de livre demanda, solicitação de exames e resultados, renovação de receita, suturas, retiradas de pontos, troca de sondas, hidratação venosa, nebulização, pequenas cirurgias, medicação injetável, curativos, encaminhamentos para outras especialidades, se necessário, dentre outros atendimentos.