4. Prefeitura faz levantamento técnico para elaboração de projeto de microssistema em Cabeça D'onça
Prefeitura faz levantamento técnico para elaboração de projeto de microssistema em Cabeça D'onça Autor: Desconhecido

Técnicos da Prefeitura em ação de levantamento de informações para projeto de microssistema de água Uma equipe da Prefeitura de Santarém, esteve na manhã de sexta-feira (21) na comunidade Cabeça D'onça na região de Várzea, realizando levantamento situacional e mapeamento da localidade para elaboração de projetos de microssistemas de água.

A ação foi realizada pelo setor de Divisão Técnica que é vinculada à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap). O setor tem por objetivo realizar a elaboração de projetos de microssistemas de abastecimentos de água que visa atender as comunidades rurais.

Diagnóstico das famílias, levantamento e definição do local, caracterização dos domicílios, definição do local adequado para implantação dos componentes do microssistema comunitário de abastecimento de água, instalação, operação e manutenção do sistema de bombeamento de água, foram alguns dos levantamentos realizados na comunidade pela equipe da Prefeitura em Cabeça D'onça.

De acordo com o técnico da Semap Antônio Amaral o trabalho é fundamental. Segundo ele, deve-se realizar primeiramente o levantamento do local, bem como o mapeamento, para que assim seja feito a elaboração do projeto. "Somos encaminhados para o local, com objetivo de fazer o diagnóstico completo de cada localidade. Esse trabalho é importante, pois servirá como base no desenvolvimento da elaboração do projeto da comunidade", finalizou.

"A nossa dificuldade é grande quanto a água potável. Sofremos muito, principalmente quando chega a estiagem no verão. Tudo fica distante. Queremos que seja instalado um microssistema de abastecimento de água em nossa comunidade. Enquanto presidente queria agradecer a vinda da Prefeitura em nossa localidade. Esperamos que esse projeto seja aprovado", destacou o presidente da comunidade Antonio Lucivaldo.

O acesso a água é um direito fundamental de todo ser humano. Em Santarém, ainda que a cidade seja rodeada por rios, no período seco, várias comunidades enfrentam a dificuldade de obter água potável. O governo municipal, por meio da Semap, tem ouvido as demandas das localidades mais distantes nas regiões de planalto e várzea e não tem medidos esforços para atendê-las.

Em 2018, 36 comunidades da zona rural receberam a visita técnica da Semap. Sendo que em todas, foi realizada a elaboração dos projetos. Ao todo, 17 projetos de microssistemas foram encaminhados para avaliação e posterior implantação em comunidades do interior de Santarém. Sendo estes com recursos próprios e alguns casos com parcerias, como a SOMECDH , Projeto Saúde e Alegria e Sapopema.

Nesse contexto, o principal objetivo da Prefeitura é garantir água potável para o consumo doméstico das populações da zona rural do município.