Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) e Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), entregou à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ao Instituto Maestro Wilson Fonseca, equipamentos que irão auxiliar na formação de jovens e adolescentes usuários dos serviços ofertados pelas instituições.
Todos os materiais foram frutos da parceria entre o Prefeito Nélio Aguiar e emenda parlamentar do Deputado Federal Junior Ferrari.
À APAE, foram entregues 4 computadores completos. Em abril deste ano, o Deputado, em parceria com a Prefeitura, já havia entregado 1 impressora multifuncional, 2 impressoras a jato de tinta, 2 notebooks, 2 televisores de 55 polegadas, 3 microfones duplo e 11 cadeiras giratórias.
Legenda da foto: Apae recebe 4 computadores completos.
A Presidente da APAE, Jacirene Façanha, destacou a importância desses materiais no atendimento de crianças, adolescentes e jovens com deficiências intelectuais e múltiplas, atendidos pela associação.
“É com satisfação que a Apae está hoje aqui para agradecer esses equipamentos. A APAE depende de projetos, depende de parcerias com os órgãos governamentais, para que a gente possa está levando os nossos serviços para os nossos usuários, que são pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas. Esses equipamentos, que são os computadores, eles farão parte da nossa sala de integração na área da computação e isso é sempre bem vindo porque nós estamos hoje com um numero de atendidos muito grande”, disse.
A Secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, em sua fala, destacou as diversas ações feitas em prol da APAE. “O sentimento é de gratidão em poder ter parcerias como essa com o Deputado Junior Ferrari. Em abril beneficiamos a APAE com equipamentos, e hoje concluímos essas demandas para que as crianças, adolescentes e jovens atendidos pela instituição tenham mais qualidade nos serviços. Agora fica o nosso comprometimento em entregar a eles uma van, que ajude na locomoção desses usuários”, destacou Celsa.
Para o Instituto Maestro Wilson Fonseca, em especial a Orquestra e a Banda Sinfônica Prof. José Agostinho, foi entregue uma van. A chamada ‘Van da Cultura’ deve auxiliar na locomoção os músicos e dos instrumentos para apresentações em Santarém e região.
Legenda da foto: A 'Van da Cultura' deve auxiliar no transporte de músicos e instrumentos.
“Hoje é um dia ímpar para a música e cultura da nossa cidade. A nossa cidade ela tem dimensões quase que de um estado brasileiro a área territorial de Santarém e muito grande, então a gente nunca conseguiu atingir todas as comunidades e até mesmo os bairros mais próximos aqui da cidade, sempre a logística nos impedia de fazer apresentações. Graças ao trabalho da Prefeitura e a emenda parlamentar, hoje nós recebemos essa van que vai diminuir essas distancias e nos dar mais logísticas para que a gente possa realizar as nossas apresentações”, disse Adison, representante da filarmônica no evento.
Legenda da foto: Ato de entrega da chave, durante a cerimônia.
O Secretário Municipal de Cultura, Luís Alberto ‘Pixica’, destacou a importância da filarmônica de Santarém, do instituto, e dessas parcerias que vêm ajudando a levar a cultura, por meio da música, para todo o município e também para fora dele. “Eu fico muito feliz em poder contar com um investimento na cultura santarena. A cultura nunca teve um veículo, se não for alugado, e hoje nós temos uma van”, disse o secretário.
O Prefeito Nélio Aguiar destacou a necessidade de cuidar não só da cidade, através das obras de infraestrutura, mas também das pessoas por meio de serviços e equipamentos que garantam qualidade de vida aos santarenos. “Na hora que você coloca emendas com computadores, impressoras e equipamentos lá pra APAE, você tá fortalecendo uma política maravilhosa de cuidar das pessoas, dos nossos alunos, das crianças, que precisam dos atendimentos lá da APAE. Na hora que você coloca uma van para atender a cultura santarena, para atender a filarmônica, estamos fazendo com que a filarmônica possa chegar nos lugares mais distantes de Santarém e fora de Santarém, levando cultura para as pessoas, o que é muito importante, fazer com que as pessoas tenham acesso à cultura”, disse.