1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura entrega Centro de Referência em Assistência Social na grande área do Maracanã
Prefeitura entrega Centro de Referência em Assistência Social na grande área do Maracanã Autor: Desconhecido

Prefeitura entrega Centro de Referência em Assistência Social na grande área do Maracanã

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A Prefeitura de Santarém entregou na manhã deste sábado, 1º de dezembro, mais um equipamento de assi...

A Prefeitura de Santarém entregou na manhã deste sábado, 1º de dezembro, mais um equipamento de assistência social à população. Os moradores da grande área do Maracanã contam agora com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Maracanã que atenderá famílias em situação de vulnerabilidade social. O Centro será administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

O espaço é amplo e tem dois pisos, com dois salões na parte inferior e cinco cômodos na parte superior, local que serão feitos os atendimentos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), coordenação, sala de técnicos, cozinhas e digitação do Cadastro Único. O equipamento também conta com uma grande área na parte externa onde foi implantado um jardim para receber os usuários em um local bem aconchegante, e também duas salas que funcionarão para atendimentos psicológicos, pedagógicos, de assistência social, bem como cadastro e recadastro do CadÚnico.

De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica, Marlem Ribeiro, o início dos serviços no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maracanã iniciará nesta segunda-feira (03), das 8h ás 17h30.

Confira outras notícias da área de assistência social 

As famílias da grande área do Maracanã antes eram referenciadas no Cras Santarenzinho que vinha registrando um aumento significativo no atendimento.
A coordenadora do Cras Maracanã, Roberta Branco, esclareceu que o Centro irá atender os moradores dos bairros: Maracanã I e II, Nova Vitória, Elcione Barbalho e Bela Vista do Juá, os demais bairros da área serão referenciados pelo Cras Santarenzinho.

O reordenamento objetiva melhorar os atendimentos voltados a população em situação de vulnerabilidade social. Os usuários do Cras Caranazal estão sendo referenciados no Cras Ribeirinho.

Santarém irá continuar com 8 Cras (São José Operário, Santana, Nova República, Ribeirinho, Urumarí, Santarenzinho, Alter do Chão e Maracanã).

O Prefeito de Santarém Nélio Aguiar participou da solenidade de instalação do Cras. "Essa instalação tem muita importância, pois aumentou a necessidade por essa política pública devido o aumento da população vulnerável precisando ser atendida pelo Cras. O Cras Santarenzinho já estava com superlotação, com dificuldades de atender toda essa demanda. Foi uma decisão da Semtras, da nossa secretária Celsa, da nossa equipe trazer para essa grande área que era reivindicada pelas lideranças comunitárias. O mais importante para nosso governo além de cuidar da cidade é cuidar das pessoas".

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito destacou a instalação do Centro. "Estamos felizes em poder estar ampliando esses serviços na grande área do Maracanã. Diariamente buscamos oferecer o melhor para os nossos usuários, estamos avançando com a política de assistência social, quando temos a oportunidade de levar nossos serviços perto de quem realmente necessita".

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Santarém (CMASS), Rosemara Ruiz, destacou a importância da implantação. "Significa um grande avanço para o município. As instancias de Cras são equipamentos que precisam estar em locais de estrema vulnerabilidade e risco social. O Conselho Municipal tem um papel fundamental no controle social de acompanhar a gestão nesses processos de mudança que refere a política de assistência. Considero um ganho em que nós participamos desse processo. Quem ganha é a população e nada melhor do que isso."

Raimundo Nonato Batista Gazel, presidente do Bairro Maracanã I, avaliou esse momento para os moradores. " Hoje a grande área do Maracanã está de parabéns. Nós estamos contentes por receber esse equipamento muito importante que muito irá contribuir com o social".

O Presidente do bairro Elcione Barbalho, João Almeida, também comemorou. "É uma conquista histórica, hoje é dia de comemorar. Dia de agradecer. Nós tínhamos só um Cras nessa grande area. Hoje quem ganha é a comunidade."
Ambos os presidentes agradeceram o prefeito Nélio e a Secretária Celsa pela implantação do Cras na grande área do Maracanã.

A moradora do bairro Claudia Castro Vasconcelos, mãe de duas crianças disse que aguardava com expectativa a instalação. "Receber esse Cras é essencial não só pra mim, mas como para os demais moradores que virão participar com seus filhos dos serviços daqui".

Participaram da solenidade o Prefeito Nélio Aguiar, a Secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, o vice-prefeito José Maria Tapajós, a e vereadora Maria josé Maia representando a Câmara dos Vereadores, Secretária Municipal de Finanças, Josilene Pinto, Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus, os presidentes dos bairros Maracanã I e Elcione Barbalho, Raimundo Gazel e João Almeida, a coordenadora da Proteção Social Básica, Marlen Ribeiro, a coordenadora do Cras, Roberta Branco e sua equipe, representantes do Conselho Tutelar II, equipe da secretaria de Assistência e moradores.

Sobre:
O Cras representa a porta de entrada para os serviços socioassistenciais e devem ser buscados para informação e orientação.

No Cras é realizado o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que consiste no trabalho social com as famílias com a finalidade de fortalecer a função protetiva cujo objetivo é prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. O Cras Maracanã fica localizado na Avenida Maracanã, 365, Bairro Elcione Barbalho próximo ao Residencial Reserva Maracanã e antes da escola Municipal Dom Floriano.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) consiste em um Serviço complementar ao trabalho social com as famílias realizado por meio do PAIF. Tem como principal objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido da vida coletiva.

O SCFV é organizado em grupos de acordo os diferentes ciclos de vida: Crianças e Adolescentes: de 07 a 14 anos; Adolescentes: de 15 a 17 anos; Pessoas idosas: com idade igual ou superior a 60 anos.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.