4. Prefeitura e PM anunciam instalação do 35º Batalhão em Santarém
Prefeitura e PM anunciam instalação do 35º Batalhão em Santarém Autor: Desconhecido

Prefeitura e PM anunciam instalação do 35º Batalhão em Santarém

Agencia Santarém

A Prefeitura de Santarém e o comando geral da Polícia Militar do Pará anunciaram oficialmente que um 35º Batalhão será instalado no município para auxiliar o 3º BPM e o Comando de Policiamento Regional 1 (CPR-1). O quartel do batalhão irá funcionar no terreno da 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE), onde foi realizada a cerimônia de anúncio oficial, na manhã desta quinta-feira (14). Além do Batalhão, a 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (Cime) da PM também será instalada em Santarém.

Estiveram presentes o comandante geral da PM no Pará, coronel Hilton Benigno; presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado estadual Márcio Miranda; prefeito de Santarém, Nélio Aguiar; vereador Henderson Pinto; além de outros representantes do governo do Estado, deputados estaduais e vereadores.

O prefeito Nélio Aguiar afirmou ser uma grande satisfação participar deste momento, uma vez que era deputado estadual e ajudou a aprovar o projeto de instalação do Batalhão em Santarém, além de ter cobrado do governo do Estado celeridade na implantação do projeto este ano como gestor municipal. "Hoje se torna realidade. A gente lutou para que acontecesse a implantação do 35º BPM em nosso município. É um dia muito importante para a gente e, o Batalhão, junto com a Companhia Independente de Missões Especiais (Cime), serão um grande reforço", declarou.

A Prefeitura deverá auxiliar com o processo de adequações do espaço físico. A previsão é de que o 35º BPM seja ativado até dezembro, e a 2ª Cime comece a ser instalada ainda neste mês.

O CPR-1 atende 13 municípios do Baixo Amazonas: Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Alenquer, Almeirim, Juruti, Óbidos, Oriximiná, terra Santa, Faro, Prainha e Curuá. O 3º BPM engloba os três municípios da Região Metropolitana de Santarém. Com mais um Batalhão, o policiamento passará a ser dividido por setores. "Vamos dividir a área do 3º BPM. Com isso, haverá um comandante para o 35º e um para o 3º. O comandante do 35º terá uma área menor, fazendo o planejamento das ações com mais detalhes e especificações", informou o coronel Hilton Benigno, comandante geral da PM no Pará.