Curso proporciona oportunidades para mulheres estarem inseridas no mercado de trabalho. Foto-Ronaldo FerreiraTrês participantes conseguiram vagas no mercado de trabalho. Uma delas já iniciou o próprio negócio após participação no curso de higiene e manipulação de alimentos e a produção de alimentos artesanais
O curso foi realizado com objetivo de contribuir com a geração de renda de pessoas em situação de vulnerabilidade social que encerrou nesta sexta-feira (20) na unidade da cozinha creche Seara, compreendendo a segunda etapa com a produção artesanal de alimentos ofertados pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho Acessuas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Seara.
As mulheres usuárias dos serviços socioassistenciais da Semtras aprenderam passo a passo, após participação do curso de higiene e manipulação de alimentos, a produção de alimentos artesanais. Um verdadeiro resgate dos alimentos produzidos na época dos nossos avós.
"Quanta felicidade em saber que três de nossas usuárias já conquistaram uma vaga de trabalho, produzindo alimentos com qualidade, montando o próprio negócio. Tudo depende do envolvimento de cada um, desejamos que possam voltar para suas famílias e cada vez empreendendo buscando fazer diferente, seja dentro de casa ou não", destacou a titular da Semtras, Celsa Brito, que na ocasião agradeceu a parceria com o Senar e a Seara.
Segundo a coordenadora do Acessuas Trabalho, Louise Aguiar, a capacitação teve uma semana de duração, para os usuários que já estavam orientados quanto a higiene adequada para manipular os alimentos.
"O curso foi uma sequência. Elas aprenderam receitas práticas e com baixo custo e foram orientadas desde a preparação do vasilhame para receber a produção, com o rótulo, e instruções de como avaliar o valor investido na produção para posterior valor de venda".
Aulas teóricas. Foto-Ronaldo Ferreira
A coordenadora da Proteção Social Básica, Marlen Ribeiro, destacou a importância das participações das usuárias nas oficinas realizadas pelo Acessuas Trabalho que servem para identificar os anseios e necessidades delas que vivem em situação de vulnerabilidade social, desempregadas, com depressão, tendo que manter suas famílias, para que por meio de parcerias importantes acontecem o curso.
A presidente da Seara, Adalgisa Lima, acompanhou a finalização do curso e avaliou a importância da realização dos mesmos para ajudar a mulher que muitas vezes é a geradora de renda da família.
Nutricionista Joilson Dutra. Foto-Ascom Semtras
"Esse espaço da Seara serve para subsidiar a comunidade, principalmente as mães. Recebermos a Prefeitura e o Senar aqui foi muito importante, pois sabemos que as mulheres são as maiores protagonistas do seu lar".
Elda Oliveira, artesã e dona de casa, avaliou sua participação. "Foi muito bom. Aprender desde a manipulação e a produção do alimentos artesanais. Eu trouxe o meu lado artesanal para a finalização do produto, mas observo que uma alimentação saudável pode salvar vidas".
Louise Aguiar (Acessuas Trabalho), secretária Celsa Brito (Semtras) e Adalgisa Lima (Seara). Foto-Ascom Semtras
"Aprendi muitas coisas e acredito que muitas portas se abrirão na minha vida, eu estava com depressão e participar desse curso me ajudou a ter uma nova perspectiva", destacou a usuária Candy Alves.
De acordo com o nutricionista e instrutor do Senar, Joilson Dutra, as usuárias aprenderam a produzir cappuccino; compotas; geleias; linguiça; iogurte natural; castanha caramelada com canela; gergelim; vinagre aromático; sal aromático (simples e grosso); picles; molho de pimenta.
Capacitação e oportunidade de inserção de no mercado de trabalho. Foto-Ascom Semtras