4. Prefeitura de Santarém capacita 40 mulheres em oficina de estética
Prefeitura de Santarém capacita 40 mulheres em oficina de estética Autor: Desconhecido

Prefeitura de Santarém capacita 40 mulheres em oficina de estética

Alanda Matos
.

Autora: Geisa de Oliveira

Quarenta mulheres foram capacitadas pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) em uma oficina que ensinou técnicas e procedimentos de manicure e esmaltação de unhas. A capacitação é uma alternativa de renda para 40 mulheres usuárias do Cras São José Operário e demais moradores da comunidade.

Os participantes foram divididos em duas turmas em dias diferentes para evitar aglomerações. As aulas ocorreram na Estação Cidadania e Cultura nos dias 03 e 04;  e 10 e 11 de maio, das 14h às 17h, e foram ministradas pela profissional do ramo Rilea Brandão.

De acordo com coordenadora da ação, Marcelia Rocha, o objetivo da oficina foi introduzir, atualizar e formar novos profissionais no mercado da beleza. “Além de oportunizar às famílias em situação de vulnerabilidade social a possibilidade de garantir uma fonte de renda e entrada no mercado de trabalho. Os próximos cursos serão voltados para a área do empreendedorismo.”

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, esteve presente em algumas aulas incentivando as alunas e destacando a importância da qualificação profissional. “Sabemos que não está sendo fácil para ninguém e essas mulheres que participaram da oficina estão buscando o melhor para suas vidas. E esse é o nosso objetivo: possibilitar capacitação e apoio para elas encontrarem caminhos para viver melhor e sair da situação de vulnerabilidade social”, destacou a secretária que na ocasião doou kits completos de manicure e pedicure para as participantes.

A moradora do bairro Interventoria, Camilla Silva de Moraes, contou sobre a decisão em participar da oficina. “Resolvi fazer a oficina para aprimorar meus conhecimentos e melhorar meu atendimento com minhas clientes, além de trocar experiências com as demais participantes.”