1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura divulga habilitados para Processo eleitoral do Conselho de Patrimônio Cultural

Prefeitura divulga habilitados para Processo eleitoral do Conselho de Patrimônio Cultural

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizará o Fórum de P...

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizará o Fórum de Patrimônio Cultural, com o objetivo de eleição dos representantes das instituições de ensino superior e da sociedade civil organizada, na qual escolherá os respectivos representantes que vão compor o Conselho de Patrimônio Cultural (Compac). O processo eleitoral atende ao dispositivo no Art. 6 da Lei Municipal 19.661/2014, sobre a preservação do patrimônio cultural e natural do município de Santarém. Foram selecionados para participarem do Processo eleitoral, as seguintes instituições:

1-Universidade do Estado do Pará (Uepa);
2-Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Confira: Habilitados para Processo eleitoral

Segundo a arquiteta da Semc e membro da Comissão eleitoral do Fórum do Patrimônio Cultural, Cecy Sussuarana, esse processo eleitoral ocorre em função da Lei, a qual deixa claro, que para as representações das instituições de ensino superior e da sociedade civil organizada que desejam compor o Conselho do Patrimônio Cultural, precisam ser escolhidos através de processo eleitoral. E com entrega dentro  do prazo e depois de analisadas as documentações, conforme o edital de convocação, confirma-se as representações de instituições superiores,  Uepa e Ufopa a concorrerem a eleição", explicou.


Processo de votação:

O  Fórum de Patrimônio Cultural/Processo eleitoral será realizado na Sala Cultural do Theatro Municipal Victória, na próxima segunda-feira (26). Localizado na Travessa Senador Lemos, 60, no bairro Centro. "A sociedade em geral é convidada, no entanto, os interessados deverão realizar o credenciamento, no horário de 08 às 09h, todos os inscritos neste período possuirão direito a voto, desde que, estejam presentes durante a sessão de votação. Após a eleição, a comissão eleitoral tem um prazo para homologar a documentação de todo o processo, depois seguirá ao executivo para realizar o decreto de posse de todos os conselheiros", concluiu Cecy Sussuarana.

Para a eleição foi necessário organizarmos uma comissão eleitoral, formada pela arquiteta Cecy Oneide Sussuarana, o Chefe de Planejamento de Patrimônio Histórico e Cultural Clenildo Vasconcelos, ambos servidores da Semc, o advogado/representante da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB subseção Santarém, Eduardo Fonseca e a advogada/representante da Procuradoria Geral do Município de Santarém, Leila Suely Paduano. Compete à comissão, a coordenação do processo eleitoral, proceder as inscrições dos delegados e divulgá-las, receber e julgar os recursos e indeferimentos interpostos e ainda conduzir o processo eleitoral", detalhou o titular da pasta da cultura no município, Luis Alberto Figueira.

O Conselho do Patrimônio Cultural (Compac), de caráter consultivo e deliberativo, será composto por 14 conselheiros, sendo 50% do Item de número I, o governo municipal e 50 % do Item II da Sociedade Civil Organizada.

Quando empossado o Conselho do Patrimônio Cultural, serão atribuições:

I-propor as bases da política de preservação do Patrimônio Cultural do Município;

II-exarar parecer prévio do qual dependerão os atos de tombamento e cancelamento do tombamento;

III-fixar diretrizes, relacionando-as com interesse de preservação do patrimônio cultural quanto:

a) à demolição no caso de ruina iminente, modificação, transformação, restauração, pintura ou remoção de bem tombado pelo município;

b) à elaborar parecer para orientar a gestão pública quanto a expedição ou renovação, pelo órgão competente, de licença para a obra, afixação de anúncios, cartazes ou letreiros, ou parte e instalação de atividade comercial em imóvel tomado pelo município.

c) à prática de qualquer ato de alguma forma altere a aparência do bem tombado pelo Municipio.

IV-receber e examinar propostas de proteção a bens culturais encaminhadas por associações de moradores e entidades representativas da sociedade civil do município.


Mais informações:
Alciane Ayres-Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura (Ascom/Semc).
Contatos:
(93) 99179-4634
E-mail: alcianeayres@gmail.com

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.