A Prefeitura de Santarém participou de uma audiência pública, realizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), na manhã desta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, sobre o tema com o foco para o igarapé do Urumari, no Salão Paroquial da Diocese de Santarém.
A audiência pública, denominada "Pequenos cursos d'água urbanos: o caso do Igarapé do Urumari", apresentou o projeto do projeto Ações Integradas e de Qualidade Sócio Ambiental do Igarapé do Urumari. "Estamos debatendo sobre esse tema importante, aproveitando o Dia Mundial da Água, fonte de vida, e junto com a universidade firmamos um contrato para fazer um estudo socioambiental do igarapé do Urumari. Um projeto piloto. A gente sabe que tem toda uma extensão de vários igarapés que precisam ser recuperados em Santarém e a gente também vai estar avançando nos demais. Esse é um contrato de diagnóstico. Os estudos vão apontar quais são as causas em que o igarapé do Urumari se encontra hoje, quais as soluções e quis as medidas que o poder público vai ter que tomar para reviver o igarapé", explicou a secretária de Meio Ambiente de Santarém, Vânia Portela.
"Precisamos unir a área institucional, com a área da ciência e da técnica para poder melhorar a vida das pessoas simples, comuns, pobres que moram na periferia. A recuperação dos igarapés é uma necessidade. O grande compromisso é evitar que os igarapés virem esgoto. Se conseguirmos isso, temos condições de crescer 30 anos em 10 anos. Crescer em índice de desenvolvimento humano", declarou o presidente do Fórum de Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior de Santarém (Fopiess), Miguel Borghezan.
Além da apresentação do projeto, houve oficinas com as temáticas: "O que as algas e as bactérias podem dizer sobre a saúde dos rios e igarapés", "Identificação e correção do pH da água com indicador natural", "Gestão de Resíduos Sólidos na Microbacia do Urumari", "Levantamento rápido de qualidade dos corpos hídricos", "Os problemas e possíveis soluções relacionados aos esgotos domésticos", "Igarapés urbanos versus Áreas de Preservação Permanente (APPs): educação como ferramenta de sensibilização das APPs", "Info Urumari: Rede de informações do monitoramento hidroambiental do Igarapé do Urumari", "Análise do uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do igarapé Urumari".