A Prefeitura de Santarém formou 1.242 alunos em vários cursos ofertados por meio da Casa Brasil e Telecentro de Formação e Negócios (TIN). Foram contemplados alunos de 53 bairros e sete comunidades de zona rural. Os cursos são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec).
Nesta sexta-feira (15), a última turma recebeu os certificados. Foram 430 alunos que participaram da cerimônia no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes).
Os projetos Casa Brasil e TIN buscam a inclusão social e digital lançando mão da tecnologia de informação e comunicação. "É importante a gente qualificar e preparar as pessoas para o mercado de trabalho. É a intenção do governo aumentar a oferta desses cursos, já que há uma demanda reprimida", declarou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.
O projeto Casa Brasil articula esforços, visando construir espaços públicos onde as pessoas possam utilizar computadores, internet e outros meios digitais com a busca pela inclusão digital democratização do acesso às tecnologias da informação. Oferta os seguintes cursos: informática básica para jovens e adultos, caixa informatizado, auxiliar administrativo, operador de vendas e designer gráfico.
O TIN é voltado à oferta de treinamentos presenciais e à distância para atender empreendedores e a comunidade local. Ofertas os cursos: informática básica para jovens e adultos, caixa informatizado, manutenção preventiva de computadores, auxiliar administrativo, técnicas de vendas e língua francesa.
Prefeitura de Santarém forma 1,2 mil alunos em cursos do TIN e Casa Brasil