A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), no cumprimento das normativas na Lei 16.536/2000 de 07 de janeiro de 2000, que considera patrimônio cultural do município de Santarém a manifestação folclórica denominada "Çairé" definiu as datas do evento até 2020. A deliberação ocorreu em conjunto com as lideranças da Vila de Alter do Chão, onde tradicionalmente é realizado o evento cultural e religioso.
Çairé (2017-2020)
2017 - 21 a 25 de setembro
2018 - 20 a 24 de setembro
2019 - 19 a 23 de setembro
2020 - 17 a 21 de setembro
O secretário de Cultura, Luís Alberto Figueira especificou os pontos básicos que nortearam a decisão conjunta. "É necessário antecipar o planejamento com o propósito de fomentar a cultura e o turismo, ampliando o tempo de organização dos turistas e dos empresários da vila e da área urbana do Município, em melhorar a infraestrutura na vila. Por ser no mês de setembro, temos a Semana da Pátria no município e teremos intervalo para reorganizar o receptivo na vila. Esta e outras manifestações culturais serão incluídas no Calendário Cultural, que está em fase de organização", explicou.
Presente no encontro, o secretário municipal de turismo (Semtur), Pablo Barrudada destacou a precisão da fixação das datas. "Positivo o consenso do governo e lideranças para definir dias para o Çairé. Foi positivo também a discussão sobre ações futuras com apoio do conselho comunitário da vila, como o pedido de caixas eletrônicos 24 horas e viabilização de projetos com escola de música e de arte", afirmou.
O presidente do Conselho Comunitário de Alter do Chão, Carlos Santos disse ter ficado surpreso com o chamado do Governo Municipal para alinhar as datas do evento. "Iniciativa de seriedade e comprometimento do governo em chamar as lideranças e definir essas datas. Essa atitude vai somar, despontar e valorizar ainda mais Alter como Centro Turístico da região", enfatizou.
Também estiveram presentes na reunião, os representantes da Administração Distrital de Alter do Chão, dos grupos folclóricos Cor de Rosa e Tucuxi, e demais servidores da Semc e Semtur.