Reunião traçou os caminhos para a parceria que vai beneficiar centenas de famílias santarenas.A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) reuniu nesta quinta-feira (11) com o Superintendente Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O objetivo foi tratar sobre a implantação de novos Microssistemas de Abastecimento de Água que beneficiarão diversas famílias residentes em comunidades da zona rural.
O Superintendente Estadual José Raimundo Cardoso enalteceu a parceria junto ao município, destacando o trabalho perante as comunidades da zona rural. "Estamos reunindo novamente com a Prefeitura de Santarém para fortalecer a nossa parceria. Isso está sendo fundamental no sentido de levar saneamento básico aos moradores mais distantes da área urbana, o que possibilita uma água tratada de qualidade e reduz várias doenças", disse Cardoso.
Vários microssistemas já foram entregues pela Prefeitura de Santarém.Na ocasião, foi discutido a assinatura de convênios para a construção de novos microssistemas na zona rural do município. Estes que beneficiarão as comunidades Cícero Mendes e Morea, na região do Corta Corda. A comunidade Cícero Mendes atualmente já conta com um sistema de abastecimento de água antigo (com poço raso) cujo funcionamento é deficitário. Já Morea a população da comunidade se abastece de poços rasos (poços caseiros) existente em algumas residências da localidade e igarapés.
Foi destacado também os trabalhos de implantação do Microssistema de Abastecimento de Água da Comunidade Patos do Ituqui. Recentemente, a empresa que ganhou a licitação já concluiu os serviços de escavação do Poço. A obra é decorrente da parceria da Prefeitura junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O empreendimento beneficiará 68 famílias, cerca de 355 pessoas e melhorará os aspectos ambientais e de saneamento básico, contribuindo para as condições de saúde e nutrição dos habitantes.
Houve argumentação também em relação a continuação do Projeto 'Salta Z' na região de Várzea, que está beneficiando as comunidades Centro do Aritapera e Carapanatuba. O projeto surge como uma Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano, que é financiado pelo governo federal, e colocado em prática através de parcerias entre a Funasa e Prefeitura de Santarém. Após implantado nas comunidades, os próprios moradores vão fazer o monitoramento de todo o processo. Isso envolve a colocação de cloro, a verificação da bomba que traz a água do rio, limpeza da caixa d'água e outros pormenores que envolvem o processo de tratamento da água.
"Esse tipo de parceria fortalece as políticas públicas com o compromisso de levar água de qualidade para as comunidades. Nos sentimos felizes e realizados com essas parcerias. Quem tem a ganhar é os moradores das localidades ribeirinhas", ponderou o Vice-prefeito, José Maria Tapajós.
Em sua fala durante a reunião, Bruno Costa, titular da Semap, frisou sobre a importância desses convênios para o município. "Enquanto município estamos felizes, iniciativas desse tipo são sempre bem-vindas. A Semap tem trabalhado para levar abastecimento de água para as comunidades mais distantes através da implantação de microssistemas", destacou Costa.
Na oportunidade estiveram presentes além do Vice-prefeito José Maria Tapajós, o Secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa, o Superintendente Estadual da Funasa José Raimundo Cardoso, além de técnicos da Semap.