A Prefeitura de Santarém, por meio do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI), coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) realizou nesta quinta-feira (26), no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), uma reunião para tratar sobre a cadeia produtiva da agricultura no município e o painel de investidores.
O GGI é composto pela Prefeitura de Santarém, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal do Pará (IFPA), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Sindicato Rural de Santarém (Sirsan). Agrega os municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra.
A cada mês é realizado um encontro com os gestores para discutir sobre uma cadeia produtiva do município. A reunião em questão abordou sobre o segmento de hortifrutigranjeiro.
Dentro do painel de investidores houve a apresentação de uma indústria metalúrgica voltada para equipamentos navais e do agronegócio. Segundo Rosimary Fonseca, titular da pasta municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), trata-se de uma indústria substancial para os projetos do GGI. "É uma indústria realmente muito boa para conhecermos. Um projeto muito bom dentro do município que inclusive faz reciclagem de alumínio e está disponível para aparar os equipamentos principalmente do setor de mandioca", afirmou.
A secretária ressaltou ainda a importância da reunião como forma de planejar e identificar as dificuldades que porventura surjam e comprometam o processo de desenvolvimento sustentável do GGI.
A reunião contou com representantes do Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Banpará e Caixa Econômica.