A Prefeitura de Santarém aderiu, nesta semana, ao Programa Mais Alfabetização, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e do segundo anos do ensino fundamental.
A proposta consiste em reforçar o trabalho do professor com a participação de um assistente, a fim de aprimorar a experiência dos alunos nas áreas de leitura, redação e matemática. Os assistentes serão estudantes de pedagogia e licenciatura. A previsão é que o programa esteja funcionando em março.
Até o próximo dia 16, as escolas da rede municipal de Santarém das zonas urbana, rios e planalto, com turmas de 1º e 2º ano iniciais devem fazer inscrição no programa acessando o site do PDDE Interativo. Para o cadastro, diretores ou vice-diretores devem fazer o login no site com CPF e senha. Acesse aqui o site para inscrição no programa Mais Alfabetização
O programa se dispõe a refinar as técnicas de alfabetização dos assistentes por meio de oficinas específicas e cursos com o tema de gestão da aprendizagem. Recursos oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) serão utilizados para a aquisição de materiais de consumo e a contratação de serviços, e para gastos com transporte e alimentação dos assistentes de alfabetização.
Sobre o programa
O programa Mais Alfabetização faz parte da Política Nacional de Alfabetização, lançada pelo MEC em 2017 para combater a estagnação dos baixos índices registrados pela Avaliação Nacional de Alfabetização. O conjunto de iniciativas terá investimento total de R$ 523 milhões.
São focos do programa Mais Alfabetização: 1) A alfabetização (leitura, escrita e matemática) do 1 e 2 anos do ensino fundamental por meio de acompanhamento específicos; 2) A prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/ano, mediante a intensificação de ações pedagógicas voltadas ao apoio e fortalecimento do processo de alfabetização.