A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) certificou 350 alunos concluintes dos cursos ofertados através do projeto Casa Brasil e do Telecentro de Informação e Negócios (TIN), nesta sexta-feira (29), em solenidade no auditório do Iespes. Na ocasião, em parceria com Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Sicredi, a administração municipal realizou a entrega de cartas de créditos para nove pequenos empreendedores.
A cerimônia teve a presença do prefeito de Santarém Nélio Aguiar; do titular da Semdec, Ruy Corrêa; da secretária de Assistência Social, Celsa Brito; do superintendente do Banco da Amazônia, Vanderlei Santos; gerente da agência Sicredi Santarém, David Rosa da Silva; gerente de relacionamento do Banco do Brasil, Moema Pedroso, da diretora do Núcleo de Desenvolvimento da Semdec, Rosemary Fonseca e dos alunos e professores dos cursos.
O Feirão do Microcrédito é uma ferramenta de acesso a créditos para pequenos negócios, tendo como objetivo no fomento e fortalecimento da economia local, em seus mais diversos segmentos, através do microcrédito sustentável.
O autônomo Isaías Pantoja, que trabalha com venda de açaí, há dez anos consegue impulsionar seu negócio através do microcrédito oferecido pelo programa Amazônia Florescer, do Banco da Amazônia "Estamos desde o início do Programa. Desde lá o nosso negócio só cresce, engrandecendo os recursos que utilizamos. Antes para conseguir empréstimo era difícil, com esses programas conseguimos bater metas e ir mais longe", enfatizou.
Desde o início da gestão do prefeito Nélio, 1.699 alunos já se formaram em diferentes cursos, através do TIN e Casa Brasil. A Casa Brasil articula esforços, visando à construção de espaços públicos onde pessoas possam utilizar computadores, internet e outras tecnologias digitais. O TIN segue a mesma proposta. Juntos, os programas objetivam a inserção de todos na sociedade da informação, com oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. "Com esses programas desenvolvidos pela Prefeitura em parceria com os governos do estado e federal estamos oportunizando jovens de famílias carentes a fazerem cursos profissionalizantes. Hoje estamos numa sociedade que busca cada vez mais qualificação profissional, que vai além dos cursos, buscar profissionais que falem outras línguas, por exemplo. O papel da prefeitura não é só asfaltar ruas, mas preparar a população através de um processo educacional", afirmou o secretário de Planejamento, Ruy Corrêa.
A jovem Ilaene Aquino foi uma das agraciadas com o certificado de conclusão de curso. Ela já atua como professora de geografia, mas quis ir além da sua área de conhecimento e buscou a capacitação no curso de designer gráfico. "Gosto muito da área e pretendo ingressar no mercado. Foram 40 horas de curso. Agora vou divulgar o que faço e aperfeiçoar as técnicas aprendidas. Agradeço a oportunidade".
"A prefeitura tem como missão cuidar de ruas, fazer creches, escolas, obras necessárias para nosso município, mas dentre essas tarefas, temos um desafio maior: cuidar das pessoas, cuidar de gente, prestar assistência às pessoas, oferecer oportunidade de qualificação profissional, preparar para o mercado de trabalho, dar oportunidade para quem está em vulnerabilidade, e é isso que buscamos com estas ações através da Semdec, colaborar com a sociedade também na formação e preparação para ingressar no mercado", ressaltou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.
Usuárias do Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher- Maria do Pará e do Centro Pop Dom Lino Vombommel equipamentos da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) também foram certificados com a conclusão dos cursos profissionalizantes.
Dezessete mulheres vítimas de violência doméstica usuárias do Centro Maria do Pará fizeram o curso de Técnicas de Vendas no período de 23 de abril a 25 de junho, contabilizando 40 horas de aulas teóricas e práticas. Já o Centro Pop teve a capacitação de quatro usuários moradores em situação de rua com os cursos de designer gráfico, auxiliar administrativo e informática básica.
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, falou da felicidade em presenciar a certificação. "Poder colaborar para que nossos usuários participem de cursos profissionalizantes para nós é gratificante, pois os capacita para entrar no mercado de trabalho oportunizando mudanças de vida e esse é o trabalho da assistência."
A atividade fez parte da programação do Aniversário de Santarém, que segue até este sábado (30), com Inauguração do Cras Alter do Chão e Inauguração do Microssistema de Abastecimento de Água da Vila Socorro.