1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura apoia projeto que visa venda do Pirarucu de manejo na região do Tapará
Prefeitura apoia projeto que visa venda do Pirarucu de manejo na região do Tapará Autor: Desconhecido

Prefeitura apoia projeto que visa venda do Pirarucu de manejo na região do Tapará

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Com a participação da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesc...

Com a participação da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), uma nova etapa do fortalecimento da cadeia produtiva através do projeto de comercialização do Pirarucu manejado na região de várzea, teve início nesta quinta-feira (7). Uma reunião na comunidade Costa do Tapará com lideranças e pescadores das comunidades Tapará Grande, Tapará Miri, Costa do Tapará, Santa Maria e Pixuna definiu os últimos ajustes para o cronograma de atividades em 2019.

O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa estava na reunião representando o prefeito de Santarém Nélio Aguiar. Na oportunidade, o titular da pasta agradeceu o convite e destacou a importância de parcerias para consolidação do projeto. "Enquanto município, estamos felizes em apoiar um projeto que visa melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. Agradecemos o convite dos parceiros em oportunizar à Prefeitura para que pudesse apoiar esse projeto que é de grande importância para os pescadores. Projeto este que visa promover o desenvolvimento, aumento do faturamento e produtividade, claro, respeitando o meio ambiente e criando uma identidade da produção", disse Costa.

O projeto já é desenvolvido na região há cerca um ano pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae) em parceria com a Colônia de Pescadores Z-20, Cooperativa dos Pescadores de Santarém (Coopsan) e Sociedade Para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema). Em 2019 a Prefeitura através da Semap foi inserida no projeto.

O esforço de parcerias visa aumentar a rentabilidade da pesca manejada frente a concorrência desleal da pesca predatória. A perspectiva para 2019 é expandir a comercialização do Pirarucu de manejo para novos empresários através do fortalecimento de uma rede de negócios envolvendo as comunidades manejadoras, inclusive envolvendo empresários de Belém e de outros estados.

O projeto pretende ampliar a possibilidade de negociação da atividade manejada na região. A iniciativa vem dando tão certo que em 2019, além de fortalecer o grupo das três comunidades que participaram no ano passado do projeto de comercialização (Santa Maria, Pixuna e Tapará Miri), duas novas comunidades vão integrar o processo: Tapará Grande e Costa do Tapará.

O presidente da Comunidade Santa Maria, Raimundo Sousa comemorou a nova etapa do projeto. "Estou muito feliz pela continuidade do projeto na região. Mais feliz ainda é vê a participação de mais comunidades. O manejo tem que ser uma atividade a ser seguida por todos, porque os resultados mostram que vale a pena", ponderou.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.