4. Prefeitura apoia projeto com plantio de árvores para preservar Igarapé do Juá
Prefeitura apoia projeto com plantio de árvores para preservar Igarapé do Juá Autor: Desconhecido

Prefeitura apoia projeto com plantio de árvores para preservar Igarapé do Juá

Além de promover a arborização, o projeto visa sensibilizar a população que vive no entorno sobre a importância do verde na valorização dos igarapés

Cerca de 30 mudas de árvores da espécie Ipê-Roxo, foram plantadas na terça-feira (22), às margens da Rodovia Fernando Guilhon nas proximidades do Igarapé do Juá. O projeto denominado "Mudando a Muda" é uma iniciativa da Associação de Moradores do Juá (Amarjuá) em parceria com a Prefeitura de Santarém por meio das Secretarias de Agricultura e Pesca (Semap), Meio Ambiente (Semma) e Educação (Semed), além da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O objetivo principal é preservar a Área de Proteção Ambiental (APA) do Juá, arborizando os locais vazios e diminuindo assim, os impactos no Igarapé do Juá.

Foi pensando na arborização que os próprios moradores da comunidade se uniram para criar o projeto, voltado para a preservação da região e do leito do igarapé. De acordo com os moradores, o Igarapé do Juá vem sofrendo degradação constante e pode desaparecer. A ocupação desordenada e assoreamento são uma das causas.

"Estamos iniciando um projeto ambiental denominado "Mudando a Muda", pensando no reflorestamento do Igarapé do Juá. Consideramos este dia como uma data especial para ganharmos o apoio da população no sentido de abraçar a causa em cuidar de nossos mananciais. Infelizmente, ainda enfrentamos muitos problemas como depredação", explicou o presidente da Amarjuá, Uilson Tavares.

Ainda segundo o presidente, a parceria da Prefeitura é extremamente importante e necessária para a realização de ações de benefício ao meio ambiente. "É uma parceria sadia que vai beneficiar todos. Sem dúvidas quem tem a ganhar com isso é a população que mora ao lado do Igarapé. Além disso, vamos dar continuidade ao embelezamento arbóreo da área", completou.