Além de promover a arborização, o projeto visa sensibilizar a população que vive no entorno sobre a importância do verde na valorização dos igarapés
Cerca de 30 mudas de árvores da espécie Ipê-Roxo, foram plantadas na terça-feira (22), às margens da Rodovia Fernando Guilhon nas proximidades do Igarapé do Juá. O projeto denominado "Mudando a Muda" é uma iniciativa da Associação de Moradores do Juá (Amarjuá) em parceria com a Prefeitura de Santarém por meio das Secretarias de Agricultura e Pesca (Semap), Meio Ambiente (Semma) e Educação (Semed), além da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O objetivo principal é preservar a Área de Proteção Ambiental (APA) do Juá, arborizando os locais vazios e diminuindo assim, os impactos no Igarapé do Juá.
Foi pensando na arborização que os próprios moradores da comunidade se uniram para criar o projeto, voltado para a preservação da região e do leito do igarapé. De acordo com os moradores, o Igarapé do Juá vem sofrendo degradação constante e pode desaparecer. A ocupação desordenada e assoreamento são uma das causas.
"Estamos iniciando um projeto ambiental denominado "Mudando a Muda", pensando no reflorestamento do Igarapé do Juá. Consideramos este dia como uma data especial para ganharmos o apoio da população no sentido de abraçar a causa em cuidar de nossos mananciais. Infelizmente, ainda enfrentamos muitos problemas como depredação", explicou o presidente da Amarjuá, Uilson Tavares.
Ainda segundo o presidente, a parceria da Prefeitura é extremamente importante e necessária para a realização de ações de benefício ao meio ambiente. "É uma parceria sadia que vai beneficiar todos. Sem dúvidas quem tem a ganhar com isso é a população que mora ao lado do Igarapé. Além disso, vamos dar continuidade ao embelezamento arbóreo da área", completou.
Leia também:
Na ocasião, a Prefeitura ofereceu toda a orientação técnica através de palestra. Técnicos da Semap estiveram no local e repassaram dicas para os moradores de como plantar as mudas, bem como incentivar a aproximação junto a comunidade. A equipe buscou conscientizá-las não somente sobre a importância do plantio de árvores, mas também sobre o cultivo de forma adequada. A orientação e a sensibilização por meio da educação ambiental também fez parte da ação.
"Levamos as orientações técnicas aos moradores para que as mudas das plantas não fossem plantadas de forma desorganizada. Vale ressaltar que não é um plantio ordenado e sim técnico que vai favorecer a fauna e flora do local. Na ocasião, oferecemos também a orientação aos moradores sobre quais as espécies mais adequadas que podem ser plantadas às margens do Igarapé", ponderou o técnico da Semap, Flávio Nascimento.
A moradora Eliete Santos esteve presente e aprovou a ação. "Eu gostei muito da ação! Foi muito bom ter um momento de atividade entre comunitários pensando em um só objetivo que é contribuir com o reflorestamento e proporcionar um ambiente mais ecológico. Sem contar a importância de deixar natureza para o futuro dos nossos filhos e netos", finalizou.