1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura anuncia novo abrigo para indígenas refugiados
Prefeitura anuncia novo abrigo para indígenas refugiados Autor: Desconhecido

Prefeitura anuncia novo abrigo para indígenas refugiados

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A Prefeitura de Santarém anunciou na tarde desta terça-feira (25), um novo local que servirá de abr...

A Prefeitura de Santarém anunciou na tarde desta terça-feira (25), um novo local que servirá de abrigo para os indígenas refugiados da Venezuela que estão chegando a Santarém desde o dia 28 de setembro. O local é a escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, desativada desde 2013 no bairro Cambuquira, às margens da BR-163. O prédio será adaptado para melhor receber os venezuelanos.

A escola foi desativada depois da implantação de um novo educandário. As atividades foram paralisadas, e mesmo sendo desativada a instituição sempre recebeu manutenção.

O chefe de gabinete do prefeito, Erasmo Maia, reforçou que foi formada uma comissão intersetorial entre as principais secretarias da prefeitura para buscar dar uma assistência mais eficiente aos refugiadas. Com a união das secretarias, foi possível conseguir por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), um novo espaço para abrigar os refugiados.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) está ajudando na adequação do local, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), ficou responsável pela coleta de alimentos e visitas ao local, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai oferecer atendimentos de saúde ao grupo.

A Semsa está articulando para esta sexta-feira (27), uma ação de saúde, que contará com o trabalho de um médico cubano do Programa Mais Médicos. Os atendimentos ocorrerão no Centro Franciscano.

Uma equipe técnica da Semtras, diariamente presta atendimentos psicossociais ao grupo.

O encontro desta quarta-feira contou com a participação de representantes da Prefeitura de Santarém, MPF, instituições religiosas, Ufopa e movimentos sociais. Uma nova reunião, com a presença de novos órgãos, ficou agendada para o dia 21 de novembro.

Chegada a Santarém
Um grupo de 30 refugiados venezuelanos indígenas chegou a Santarém no dia 28 de setembro. Inicialmente o grupo ocupou a Praça da Bandeira, em frente a Igreja Matriz. Ao tomar conhecimento da situação, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras) enviou imediatamente equipes do Conselho Tutelar e do Centro POP ao local. Em parceria com outras instituições ligadas aos povos indígenas, acolheu e prestou assistência ao grupo no Centro POP.

Após o primeiro atendimento, o grupo foi abrigado primeiramente em uma instituição religiosa e depois no Centro de Formação Franciscana, ligado a Diocese de Santarém, no bairro Jardim Santarém que se disponibilizou a recebê-los por 30 dias.

A Prefeitura está prestando assistência alimentar e social aos refugiados por meio dos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras). A Prefeitura de Santarém e a Funai, em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) por meio do Curso de Direito de Antropologia estão preparando um estudo técnico sobre os costumes e tradições deste povo.

Doações de roupas e materiais de higiene
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) continua ação de arrecadação de roupas, materiais de higiene e fraldas para serem doados aos refugiados. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira na sala 108, da Unidade Amazônia.

Doações de comida

A partir de agora, as doações de alimentos deverão ser enviadas à Semtras. A secretaria vai auxiliar no armazenamento adequado, informando também sobre que tipos de alimentos eles costumam consumir. A Semtras também orienta que as atividades de instituições com o grupo deverão ser planejadas e devidamente agendadas.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h na recepção da Semtras - Av. Sergio Henn, 838

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.