Edição 2018 do Julho AmareloA Campanha "Julho Amarelo" faz referência ao dia 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A campanha foi instituída este ano, pela Lei Federal 13.802 e tem por objetivo chamar a atenção para a luta contra às hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), vai realizar uma programação especial por todo o mês.
A programação inicia no dia 5 de julho, com abertura no Belo Centro, a partir das 8h da manhã. Por todo o mês de julho, serão realizadas diversas ações de saúde que devem chamar a atenção da população santarena para os riscos das hepatites virais. O Julho Amarelo trará oferta de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, insumos de prevenção e distribuição de material educativo, além de orientações sobre cuidados, detecção e tratamento das hepatites virais.
Segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus das hepatites B e C e não sabem, correndo o risco de evoluírem para a doença crônica, cujas consequências mais graves são a ocorrência de cirrose ou câncer hepático. O Brasil registrou 40.198 casos novos de hepatites virais.
A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 40 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer unidade de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.Serão realizados testes rápidos para a detecção da doença
Segundo a coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira, o combate à doença é realizado o ano inteiro e intensificada este mês, uma forma de alertar a população sobre a doença. "Trabalhamos o ano inteiro no combate às hepatites virais. Ocorre que durante a campanha Julho Amarelo, o trabalho se intensifica e as equipes de saúde levam para vários pontos da cidade ações de combate à doença, com orientações, testes rápidos e distribuição de material educativo e de prevenção", salienta.
Dados das hepatites em Santarém
De acordo com dados divulgados pelo CTA, em 2018 foram registrados 117 casos de hepatites dos tipos B e C. Foram 79 casos de hepatite B, destes, 40 eram homens e 39 eram mulheres; e 38 casos de hepatite C, destes, 21 eram homens e 17 mulheres.
Este ano de 2019, de janeiro a junho, já foram registrados 69 casos da doença em Santarém. São 41 casos de hepatite B, sendo 22 homens e 19 mulheres; e 27 casos de hepatite C, sendo 14 homens e 13 mulheres. A faixa etária dos pacientes é de 45 a 65 anos.
"Daí a importância da campanha. Estamos intensificando as ações no 'Julho Amarelo' com esse objetivo: detectar novos casos, para que os pacientes possam iniciar o tratamento o quanto antes", destaca a coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira, ressaltando que a detecção precoce das hepatites é fundamental para a eficácia do tratamento e a melhoria da qualidade de vida do paciente.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza acompanhamento e tratamento gratuitos aos pacientes detectados com hepatites virais. As pessoas detectadas com a doença são encaminhadas para tratamento no CTA, onde recebem toda a assistência necessária.
O CTA Santarém fica localizado na Avenida Barão do Rio Branco, esquina com a Avenida Marechal Rondon.
Tipos de Hepatites Virais
A Hepatite é uma inflamação do fígado. Existem cinco tipos de hepatites virais mais comuns, são elas: as hepatites A, B, C, D e E. Além destes tipos, são registrados ainda dois outros: o F que apesar de estudos recentes não terem configurado sua existência, sendo portanto descartado, mas não eliminado da literatura médica, e o tipo G.
– Hepatite A, que tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e cura sozinha. Existe vacina.
– Hepatite B, o segundo tipo com maior incidência, atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.
– Hepatite C, tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior ao HIV/Aids. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. Não tem vacina. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e a morte.
– Hepatite D, causada pelo vírus da hepatite D (VHD), ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.
– Hepatite E, causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que foram infectadas pelo vírus da hepatite E podem apresentar formas mais graves da doença.
– Hepatite F, relatos recentes demonstram que não se confirmou a identificação do vírus da hepatite F (VHF), portanto este tipo de hepatite, segundo a Organização Mundial de Saúde pode ser desconsiderado.
– Hepatite G, o vírus da hepatite G (VHG), também conhecido como GBV-C é transmitido através do sangue, sendo comum entre usuários de drogas endovenosas e receptores de transfusões. O vírus G também pode ser transmitido durante a gravidez e por via sexual. É frequentemente encontrado em co-infecção com outros vírus, como o da hepatite C (VHC), da hepatite B (VHB) e do HIV.
Confira a programação local do "Julho Amarelo"
A abertura da campanha em Santarém acontece no dia 5 de julho, com uma grande ação do Belo Centro. Confira o cronograma de ações:
05/07/2019
- Abertura da Campanha Julho Amarelo
Local: Belo Centro (Av. Lameira Bitencourt)
Horário: 8h às 16h30
13/07/2019
- CTA no Borari
Local: Alter do Chão (Praça do Çairé)
Horário: 15h às 23h
19/07/2019
- CTA na Praça
Local: Praça Tiradentes (Av. Tapajós)
Horário: 8h às 13h
26/07/2019 (Manhã)
- Capacitação para profissionais da Beleza (manicures, barbeiros, tatuadores, etc.)
Local: sede do CTA Santarém (AV. Barão do Rio Branco, 860, esquina com a Marechal Rondon)
Horário: 8h30 às 13h
26/07/2019 (Tarde/Noite)
- Encerramento
Local: Parque da Cidade (Av. Bartolomeu de Gusmão)
Horário: 16h às 22h