1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura abre nesta sexta-feira a campanha 'Julho Amarelo' de combate às hepatites virais
Prefeitura abre nesta sexta-feira a campanha 'Julho Amarelo' de combate às hepatites virais Autor: Desconhecido

Prefeitura abre nesta sexta-feira a campanha 'Julho Amarelo' de combate às hepatites virais

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Edição 2018 do Julho AmareloA Campanha "Julho Amarelo" faz referência ao dia 28 de julho, data escol...

Edição 2018 do Julho AmareloA Campanha "Julho Amarelo" faz referência ao dia 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A campanha foi instituída este ano, pela Lei Federal 13.802 e tem por objetivo chamar a atenção para a luta contra às hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), vai realizar uma programação especial por todo o mês.

A programação inicia no dia 5 de julho, com abertura no Belo Centro, a partir das 8h da manhã. Por todo o mês de julho, serão realizadas diversas ações de saúde que devem chamar a atenção da população santarena para os riscos das hepatites virais. O Julho Amarelo trará oferta de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, insumos de prevenção e distribuição de material educativo, além de orientações sobre cuidados, detecção e tratamento das hepatites virais.

Segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus das hepatites B e C e não sabem, correndo o risco de evoluírem para a doença crônica, cujas consequências mais graves são a ocorrência de cirrose ou câncer hepático. O Brasil registrou 40.198 casos novos de hepatites virais.

A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 40 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer unidade de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.Serão realizados testes rápidos para a detecção da doença

Segundo a coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira, o combate à doença é realizado o ano inteiro e intensificada este mês, uma forma de alertar a população sobre a doença. "Trabalhamos o ano inteiro no combate às hepatites virais. Ocorre que durante a campanha Julho Amarelo, o trabalho se intensifica e as equipes de saúde levam para vários pontos da cidade ações de combate à doença, com orientações, testes rápidos e distribuição de material educativo e de prevenção", salienta.

Dados das hepatites em Santarém
De acordo com dados divulgados pelo CTA, em 2018 foram registrados 117 casos de hepatites dos tipos B e C. Foram 79 casos de hepatite B, destes, 40 eram homens e 39 eram mulheres; e 38 casos de hepatite C, destes, 21 eram homens e 17 mulheres.

Este ano de 2019, de janeiro a junho, já foram registrados 69 casos da doença em Santarém. São 41 casos de hepatite B, sendo 22 homens e 19 mulheres; e 27 casos de hepatite C, sendo 14 homens e 13 mulheres. A faixa etária dos pacientes é de 45 a 65 anos.

"Daí a importância da campanha. Estamos intensificando as ações no 'Julho Amarelo' com esse objetivo: detectar novos casos, para que os pacientes possam iniciar o tratamento o quanto antes", destaca a coordenadora do CTA, Ana Lúcia Ferreira, ressaltando que a detecção precoce das hepatites é fundamental para a eficácia do tratamento e a melhoria da qualidade de vida do paciente.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza acompanhamento e tratamento gratuitos aos pacientes detectados com hepatites virais. As pessoas detectadas com a doença são encaminhadas para tratamento no CTA, onde recebem toda a assistência necessária.
O CTA Santarém fica localizado na Avenida Barão do Rio Branco, esquina com a Avenida Marechal Rondon.

Tipos de Hepatites Virais
A Hepatite é uma inflamação do fígado. Existem cinco tipos de hepatites virais mais comuns, são elas: as hepatites A, B, C, D e E. Além destes tipos, são registrados ainda dois outros: o F que apesar de estudos recentes não terem configurado sua existência, sendo portanto descartado, mas não eliminado da literatura médica, e o tipo G.

– Hepatite A, que tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e cura sozinha. Existe vacina.
– Hepatite B, o segundo tipo com maior incidência, atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C, tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior ao HIV/Aids. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. Não tem vacina. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e a morte.

– Hepatite D, causada pelo vírus da hepatite D (VHD), ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

– Hepatite E, causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que foram infectadas pelo vírus da hepatite E podem apresentar formas mais graves da doença.

– Hepatite F, relatos recentes demonstram que não se confirmou a identificação do vírus da hepatite F (VHF), portanto este tipo de hepatite, segundo a Organização Mundial de Saúde pode ser desconsiderado.

– Hepatite G, o vírus da hepatite G (VHG), também conhecido como GBV-C é transmitido através do sangue, sendo comum entre usuários de drogas endovenosas e receptores de transfusões. O vírus G também pode ser transmitido durante a gravidez e por via sexual. É frequentemente encontrado em co-infecção com outros vírus, como o da hepatite C (VHC), da hepatite B (VHB) e do HIV.

Confira a programação local do "Julho Amarelo" 
A abertura da campanha em Santarém acontece no dia 5 de julho, com uma grande ação do Belo Centro. Confira o cronograma de ações:

05/07/2019
- Abertura da Campanha Julho Amarelo
Local: Belo Centro (Av. Lameira Bitencourt)
Horário: 8h às 16h30

13/07/2019
- CTA no Borari
Local: Alter do Chão (Praça do Çairé)
Horário: 15h às 23h

19/07/2019
- CTA na Praça
Local: Praça Tiradentes (Av. Tapajós)
Horário: 8h às 13h

26/07/2019 (Manhã)
- Capacitação para profissionais da Beleza (manicures, barbeiros, tatuadores, etc.)
Local: sede do CTA Santarém (AV. Barão do Rio Branco, 860, esquina com a Marechal Rondon)
Horário: 8h30 às 13h

26/07/2019 (Tarde/Noite)
- Encerramento
Local: Parque da Cidade (Av. Bartolomeu de Gusmão)
Horário: 16h às 22h

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.