O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, ofereceu um café da manhã à imprensa santarena e assessores de comunicação do governo na manhã deste sábado (30), no Hotel Sandis Mirante. O gestor agradeceu o serviço prestado pela categoria, de informar a população sobre as ações da administração pública municipal.
Para Nélio, o papel da imprensa é fundamental para permitir que as pessoas tenham acesso às informações do governo de forma transparente, participativa e com seriedade. "Agradeço pelo trabalho de cada um, pelo exercício da atividade em rádio, TV, jornal impresso, internet, blogs e redes sociais e pela responsabilidade em levar a informação".
Na ocasião, o prefeito relembrou as principais ações do primeiro ano de mandato e destacou a evolução do Portal da Transparência – ferramenta que garante o cumprimento da Lei de Acesso à Informação. "Um dos marcos do nosso primeiro ano de governo foi a evolução do nosso Portal da Transparência. Nós éramos avaliados pela CGU com nota zero porque o portal não tinha transparência, não atendia a Lei. Fizemos vários ajustes e atingimos 75%, mas a meta é melhorar 100%. Esta atitude reforça nosso compromisso com uma gestão responsável, séria, transparente e acessível".
Nélio Aguiar comentou ainda sobre a busca incansável pela captação de novos recursos para o município de Santarém. "Mesmo em crise, focamos na busca de mais recursos. Além das obras que estavam paralisadas e retomamos, conseguimos captar novos projetos para Santarém e o maior de todos, até o momento, foi o da orla. Tivemos a felicidade e estratégia de dialogar com o governo federal, através do Ministério da Integração Nacional e já estamos com o recurso garantido e as obras em andamento".
Nélio citou o desejo de retomar de forma imediata a construção do Hospital Materno Infantil e comentou sobre a atitude ousada de buscar resolver o problema crônico de saúde pública no município através da proposta de passar a administração do Hospital Municipal e da UPA 24 Horas para uma Organização Social, com a intenção de suprir as carências pelas quais o serviço têm passado, como a superlotação, a falta de leitos, a demora nos atendimentos, e falta de insumos por exemplo.
Após o café da manhã, os participantes foram agraciados com uma lembrança de Ano Novo em agradecimento aos serviços prestados em 2017.