Em viagem a Brasília, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, acompanhado de seu vice, José Maria Tapajós, reuniu na tarde desta quarta-feira (21) com o novo diretor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), João Akira Omoto, para discutir sobre a situação dos indígenas venezuelanos em Santarém, sobre as recomendações do Conselho Nacional dos Direitos Humanos e das providências a serem adotadas, já que o governo federal tomou algumas medidas provisórias e decretos em relação à situação dos venezuelanos no Brasil.
"Já que Santarém está incluída nessa situação com esse fluxo migratório de refugiados, nós estamos também trabalhando junto a Brasília para buscar apoio do governo federal com essa nova política e o envolvimento maior do governo em atender essa situação de vulnerabilidade de venezuelanos vindos para o nosso País", explicou o prefeito Nélio Aguiar.
Sobre o novo diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União
O procurador Regional da República, João Akira Omoto, foi convidado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e deverá ficar à frente da instituição pelos próximos dois anos (2018/2019).
João Akira Omoto é procurador regional da República lotado na PRR da 3ª Região. É membro da Câmara de Coordenação e Revisão que trata da temática indígena e comunidades tradicionais (6ª CCR). Além disso, é o atual procurador federal adjunto dos Diretos do Cidadão.