Em visita técnica realizada na manhã desta quarta-feira (20) na Praça de Eventos, localizada ao longo da Avenida Anísio Chaves, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) discutiram a disposição e tipos de árvores que devem ser plantadas na segunda etapa da obra. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Arborização.
Segundo Prof. Msc. em Ciências de Florestas Tropicais da Ufopa, Everton Almeida, já foi realizado ao longo deste semestre o mapeamento e as primeiras coletas de sementes de árvores que vão poder ser a base das espécies que serão implantadas nos bairros.
"Essa visita vem observar o planejamento da estrutura para o local, quando vamos ter os parâmetros de espaços adequados para o plantio de cada espécie. Precisamos escolher muito bem onde elas vão ficar, vendo a distância das estruturas que já existem como as distâncias de telhados, asfalto, bancos e calçadas", explicou o professor Everton Almeida.
Segundo a bióloga da Semma, Suelem Silva, esse é o próximo passo das ações do Plano se concretizando que está baseado no Projeto Floresta Urbana, resultado de pesquisa de acadêmicos da Ufopa que apontou a necessidade da adequação da arborização no município.
"Em viveiro instalado no Parque da Cidade já iniciamos a produção das mudas das sementes coletadas em novembro. Aqui na Anísio Chaves pensamos em colocar tanto espécies paisagísticas quanto frutíferas, atentando-se não somente a questão da sombra para a diminuição da sensação térmica, mas a própria população poder vir colher frutos, algo bem tradicional nas praças santarenas", destacou Suelem Silva.
A partir da visita, a equipe do Projeto Floresta Urbana fará a sugestão de plantas aos engenheiros responsáveis pela obra. A segunda etapa da Praça de Eventos está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2018.
Plano Municipal de Arborização
A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) em conjunto com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).
É um projeto piloto de médio prazo com uma execução prevista em 3 anos, realizando inventários, diagnósticos, escolha de espécies, produção de mudas em viveiro de espera, treinamentos, ações sociais, correção e a implantação da arborização urbana.
Dentre os primeiros bairros que serão contemplados estão: Centro, Mapirí, Liberdade, Salé, Laguinho, Fátima, Aldeia, Santa Clara, Aparecida, Jardim Santarém e a Praça de Eventos.