A apresentação da peça teatral "Sentindo as Palavras", abriu caminho para a distribuição de 5 livros para cada uma das 130 crianças e adolescentes, de 7 á 17 anos, usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ( SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República, equipamento da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
Segundo Alcinea Rocha, facilitadora de arte e cultura do Cras foi devido a uma estratégia para a distribuição dos livros doados pelo Núcleo Paulus de Formação, Pesquisa e Disseminação Social, que o Cras montou a encenação da peça Teatral "Sentido as Palavras", tema de um dos livros doados que serviu para que despertasse interesse a leitura dos usuários. E foi com olhares atentos, e com interação que o grupo acompanhou tudo com muito entusiasmo. Os próprios servidores do Cras foram os artistas do dia, eles levaram a mensagens sobre as palavras, destacando as feias, preconceito, tristeza, maldade e falando sobre a importância da leitura para conhecer melhor cada significado e trazer para o dia a dia as palavras vida, alegria, esperança, bondade, amor e saudade.
Valdomira Jamile Parente, de 11 anos, usuária do SCFV, ficou muito feliz ao receber seu kit de livros ela contou que irá aproveitar a Semana Santa para viajar com as histórias.
"Foi bem importante esse dia, pois foi a partir de uma capacitação que os nossos orientadores participaram no início desse ano que puderam ser preparados para este momento" ressaltou Alayne Alves, coordenadora do Cras Nova República, que destacou também que a doação dos livros do Núcleo Paulus foi por meio de duas técnicas da Semtras, que estiveram na capital do estado participando de uma capacitação do Núcleo , e puderam repassar a experiência e trazer para os usuários do serviço, livros importantes que apresentam a mensagem de temas como o fortalecimento dos vínculos familiares que é o que se trabalha diariamente nos Cras da cidade.
O Cras representa a porta de entrada para os serviços socioassistenciais e devem ser buscados para informação e orientação. Ele oferta serviços de prevenção, destinados ao atendimento das famílias e indivíduos que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco social, realiza visitas domiciliares, orientações (Benefício de Prestação Continuada – BPC, descondicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF), entre outros), encaminhamentos, atendimentos psicossocial e pedagógico, além de inclusão e atualização do Cadastro Único.
O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), consiste em um Serviço complementar ao trabalho social com as famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Tem como principal objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido da vida coletiva.
O SCFV é organizado em grupos de acordo os diferentes ciclos de vida.