Ação de Beleza no Cras RibeirinhoDurante o mês de março, considerado o mês da mulher, os oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Santarém realizaram programações com atividades voltadas para a valorização da figura feminina. Pontos como o empoderamento e orientações sobre como denunciar a violência foram repassadas aos participantes.
O primeiro Cras a realizar as atividades foi o da Nova República em 7 de março. Na ocasião, houve um café da manhã, ação de beleza, palestra e homenagens. Vinte e oito idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram.
Em 11 de março, o Cras Santana promoveu a Semana da Mulher e levou depoimentos de mulheres vítimas de agressões que ocasionaram algum tipo de ablação em seus corpos para abordar o tema 'Mutilação'. Já no dia 12, o Centro, por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral da Família (Paif) realizou uma programação especial para 35 mulheres. Houve a participação do Grupo de Mulheres denominado "Grupo das Rosas". Foram entregues brindes e lembrancinhas, realizadas dinâmicas e brincadeiras.
De acordo com a técnica assistente social Edinamar Machado o momento foi de muita alegria. "Nossas mulheres necessitam dessas atividades de orientação e descontração. Na maioria das vezes, a vida no seu dia a dia já é muito difícil e aqui no Cras elas tiveram a oportunidade de se divertir."
Cras Nova República promoveu palestras aos estudantesNa mesma data o Cras Nova República, em parceria com a escola Wilson Fonseca, realizou palestra sobre qualidade de vida profissional da mulher e gravidez na adolescência. Aproximadamente 90 alunos do 3° ano do ensino médio acompanharam a atividade. A origem do Dia Internacional da Mulher também foi informada e chamou a atenção dos adolescentes como o estudante Daniel Cleberson, de 18 anos, que aprovou as atividades e orientações. "Eu gostei de conhecer a história que originou a celebração da data de homenagem as mulheres. Também pude tirar dúvidas sobre gravidez na adolescência, em palestra ministrada na programação."
No Cras São José Operário e Cras Santarenzinho foram realizadas ações de beleza, saúde e educação com palestras de empoderamento. Palestras foram uma das atividades presentes em vários Centros, como o Cras Urumari e o Cras Maracanã em parceria com a Escola Dom Floriano, localizada no mesmo bairro.
A programação alusiva ao mês da mulher encerrou com atividades nos Cras Ribeirinho e Alter do Chão. No Cras Alter do Chão, 62 usuários integrantes das famílias do Paif participaram. Houve homenagem às mulheres e palestra com a diretora de vendas Mary Kay, Selni Campos, enfatizando o tema empoderamento feminino, cuidados com a pele, sorteio de brindes e lanche.
No Cras Ribeirinho a coordenadora do Centro Especializado de Violência Doméstica Maria do Pará, Diany Castro, ministrou palestra destacando a "Valorização à mulher". Em seguida uma ação de beleza foi realizada.
Leia também: