Animais não apresentavam anilhas de identificação. Foto: Masih Saldanha.Durante ação de fiscalização em estabelecimento comercial do bairro Aldeia na manhã desta quinta-feira (26), agentes ambientais da Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizaram o resgate de 02 curiós (oryzoburos angolensis), 01 papa-capim (sporiphila nigrivollis) e 01 tenten (coereba flaveola).
Os animais estavam abrigados em gaiolas, três não apresentavam anilha que é uma espécie de anel com numeração fixado nas patas das aves e nem documentação necessária emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Apenas um apresentava anilha, mas estava sem documentação.
“Fomos atender uma solicitação de poluição atmosférica, mas ao chegarmos no local nos deparamos com os pássaros silvestres que estavam em situação irregular”, informou o agente ambiental Patrick Miléo.
Semma resgatou 02 curiós, 01 papa-capim e 01 tenten. Foto: Masih SaldanhaLeia também:
Ao dono do comércio foi emitido auto de apreensão dos pássaros que foram encaminhados à Semma e serão soltos nesta sexta-feira (27).
Conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/1998, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória é crime ambiental. O infrator está sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano e multa.Pássaros serão soltos nesta sexta-feira (27). Foto: Masih Saldanha.″Nos deparamos com os pássaros silvestres que estavam em situação irregular″, informou o agente ambiental. Foto: Masih Saldanha.