Com o objetivo de oferecer maior qualidade e segurança no fornecimento de energia elétrica, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), emitiu a Licença de Operação para funcionamento da nova subestação construída na Vila Balneária de Alter do Chão. A solenidade de assinatura ocorreu nesta sexta-feira (3), no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), e contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar, dos secretários municipais de Meio Ambiente, João Paiva, Governo, Emir Aguiar, Administração/Chefe de Gabinete, Alberto Portela, Turismo, Alaércio Cardoso, do Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Energia, Gilliard Vaz, e técnicos da empresa, do administrador distrital de Alter do Chão, Carlos Santos, e demais representantes do local.
Orçada em R$ 10,3 milhões, a nova subestação tem capacidade de geração de 34,5/13,8 kV, e atenderá a demanda da Vila e de outras cargas no entorno, garantindo os requisitos de qualidade do fornecimento de energia elétrica, independente do período do ano. De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Energia, Gilliard Vaz, o sistema estará apto a absorver o crescimento de mercado e o aumento sazonal decorrente das festividades e de todo o potencial turístico da região.
“Com a nova subestação, aumentamos a confiabilidade no abastecimento de energia de Alter do Chão, que era atendida por Belterra e Santarém, mas que ainda não era o suficiente para atender a demanda. Agora, com a nova subestação, a distribuidora disponibiliza uma potência muito maior para viabilizar energia de qualidade para a localidade e entorno, acabando com as frequentes oscilações. Estamos em fase final de implantação, ultimando conexões e testes. A inauguração está prevista para o início de março", informa Gilliard Vaz.
Para que a subestação pudesse ser instalada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou todos os estudos necessários, para adequá-la às normas e requisitos que atendem à legislação ambiental.
A nova subestação vai beneficiar em torno de 27.600 famílias da região. Segundo o administrador distrital, Carlos Santos, esta era uma reivindicação antiga dos moradores que agora será concretizada.
“Desde 2015 que a gente vem reivindicando essa obra para acabar com o problema de falta de energia em Alter do Chão. Graças a Deus, no início do ano passado começaram a executar a obra, atendendo à solicitação do prefeito Nélio Aguiar. Fizemos diversas reuniões com a comunidade e também tivemos muitas objeções em virtude dos possíveis impactos que poderia causar. Porém, tudo foi feito da melhor forma e sabemos o quanto ela é importante para a melhoria da vida dos moradores de Alter do Chão”, ressaltou Carlos.
Para o prefeito Nélio Aguiar, a obra terá grande relevância para o turismo e para a economia local. "Isso traz segurança energética para todos, tanto para moradores, quanto para turistas e investidores. Agora, Alter do Chão será abastecida por três fontes de energia e esta, em específico, quase que triplica a capacidade energética da Vila e do seu entorno, oferecendo maior segurança. Com isso, o problema de energia em Alter do Chão está sanado e vamos, a partir de agora, colher os frutos desse investimento, com prosperidade, desenvolvimento, crescimento do turismo, implantação de possíveis indústrias, com geração de emprego e renda para as famílias locais. Enfim, novas oportunidades que surgirão, levando em conta principalmente a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável", avaliou o prefeito.