4. Prefeito Nélio Aguiar assina Licença de Operação para instalação de subestação de energia em Alter do Chão
Prefeito Nélio Aguiar assina Licença de Operação para instalação de subestação de energia em Alter do Chão Autor: Desconhecido

Dayse Lima
Unidade garante qualidade no fornecimento para a Vila e seu entorno.

Com o objetivo de oferecer maior qualidade e segurança no fornecimento de energia elétrica, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), emitiu a Licença de Operação para funcionamento da nova subestação construída na Vila Balneária de Alter do Chão. A solenidade de assinatura ocorreu nesta sexta-feira (3), no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM), e contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar, dos secretários municipais de Meio Ambiente, João Paiva, Governo, Emir Aguiar, Administração/Chefe de Gabinete, Alberto Portela, Turismo, Alaércio Cardoso, do Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Energia, Gilliard Vaz, e técnicos da empresa, do administrador distrital de Alter do Chão, Carlos Santos, e demais representantes do local.

Orçada em R$ 10,3 milhões, a nova subestação tem capacidade de geração de 34,5/13,8 kV, e atenderá a demanda da Vila e de outras cargas no entorno, garantindo os requisitos de qualidade do fornecimento de energia elétrica, independente do período do ano. De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Energia, Gilliard Vaz, o sistema estará apto a absorver o crescimento de mercado e o aumento sazonal decorrente das festividades e de todo o potencial turístico da região.

Gilliard Vaz, da Equatorial Energia: "Aumento da confiabilidade em energia".

“Com a nova subestação, aumentamos a confiabilidade no abastecimento de energia de  Alter do Chão, que era atendida por Belterra e Santarém, mas que ainda não era o suficiente para atender a demanda. Agora, com a nova subestação, a distribuidora disponibiliza uma potência muito maior para viabilizar energia de qualidade para a localidade e entorno, acabando com as frequentes oscilações. Estamos em fase final de implantação, ultimando conexões e testes. A inauguração está prevista para o início de março", informa Gilliard Vaz.

Para que a subestação pudesse ser instalada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou todos os estudos necessários, para adequá-la às normas e requisitos que atendem à legislação ambiental.

João Paiva, titular da Semma: "Subestação atende a todos requisitos".

A nova subestação vai beneficiar em torno de 27.600 famílias da região. Segundo o administrador distrital, Carlos Santos, esta era uma reivindicação antiga dos moradores que agora será concretizada.

“Desde 2015 que a gente vem reivindicando essa obra para acabar com o problema de falta de energia em Alter do Chão. Graças a Deus, no início do ano passado começaram a executar a obra, atendendo à solicitação do prefeito Nélio Aguiar. Fizemos diversas reuniões com a comunidade e também tivemos muitas objeções em virtude dos possíveis impactos que poderia causar. Porém, tudo foi feito da melhor forma e sabemos o quanto ela é importante para a melhoria da vida dos moradores de Alter do Chão”, ressaltou Carlos.

Prefeito Nélio Aguiar: "Alter do Chão terá o triplo de capacidade de energia".

Para o prefeito Nélio Aguiar, a obra terá grande relevância para o turismo e para a economia local. "Isso traz segurança energética para todos, tanto para moradores, quanto para turistas e investidores. Agora, Alter do Chão será abastecida por três fontes de energia e esta, em específico, quase que triplica a capacidade energética da Vila e do seu entorno, oferecendo maior segurança. Com isso, o problema de energia em Alter do Chão está sanado e vamos, a partir de agora, colher os frutos desse investimento, com prosperidade, desenvolvimento, crescimento do turismo, implantação de possíveis indústrias, com geração de emprego e renda para as famílias locais. Enfim, novas oportunidades que surgirão, levando em conta principalmente a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável", avaliou o prefeito.