O Governo Federal vêm citando como exemplo o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Santarém aos municípios que buscam a adesão ao programa. Nestas terça (20) e quarta-feira (21), o secretário de Produção de Alimentos do Município de Prainha, Arnoudo Pereira Pingarilho, e o técnico agropecuário, Cid Cley Pereira Carvalho, estiveram na sede do PAA, visitando o equipamento, esclarecendo dúvidas e recebendo orientações sobre o processo operacional de compra e doação simultânea dos alimentos.
Os representantes conheceram as pontas de execução do PAA, a sala de agendamento dos produtores que funciona no Mercadão 2000, o Centro de Recebimento e Distribuição de Alimentos que funciona na Feira da Associação de Produtores Rurais de Santarém (Aprusan) e a Unidade de Apoio da Agricultura Familiar localizada no bairro Uruará. Segundo o chefe da Divisão de Segurança Alimentar do PAA, Fagner Gonçalves, Santarém irá receber, nos próximos dias, mais cinco municípios.
Dos 14 municípios que executaram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2017, apenas Santarém conseguiu a aprovação de sua proposta de execução publicada de acordo com a Portaria nº 104 no Diário Oficial da União (D.O.U), em 17 de novembro de 2017.
Seiscentos mil reais (R$ 600 mil) foram disponibilizados para o início da execução do programa que está em processo de finalização de proposta. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foi retomado no início da gestão do prefeito Nélio Aguiar.
Em 2017, 634. 932. 86 (Seiscentos e trinta e quatro mil novecentos e trinta e dois e oitenta e seis) toneladas de alimentos foram distribuídas, beneficiando 48 unidades, sendo 27 bairros e 21 unidades de consumo interno, beneficiando 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.
Após chamada pública em 2016, foram cadastrados e vinculados às propostas de execução do programa de 2017 e contou com 493 famílias produtoras aptas a entregarem seus alimentos oriundos de sua produção Familiar.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição.
O PAA funciona no Cas/Caec na Av. Sérgio Henn.