A programação da Semana da Pátria em Santarém iniciou neste sábado, 1º de setembro, na Avenida Tapajós. Com quinze desfiles de escolas municipais, particulares e demais instituições a área central da cidade foi palco do sentimento cívico durante toda a manhã.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) levou a Avenida importantes mensagens convidando a população a se manifestar contra as drogas, o bullying, o trabalho infantil e a favor da educação inclusiva e a diversidade.
A Escola de Artes Emir Bemerguy vinculada ao Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) destacou-se com a organização dos integrantes, bem como a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) que representou todos os serviços que oferta a comunidade com a participação em torno de 600 pessoas dentre profissionais e usuários. Dentre estes, fizeram-se presentes os indígenas da etnia Warao que recebem assistência do governo municipal através da Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF) administrado pela Semtras, e que com roupas coloridas alegraram a Avenida com a inédita participação.
A equipe de coordenação da Semana da Pátria 2018 formada pelo coordenador geral Marcos Gentil e pelos professores Izivana Xavier, Adson Pinto e Sabrina Magalhães afirmam que para o segundo dia de desfiles que irá ocorrer neste domingo (2), espera-se alcançar o mesmo sucesso do primeiro dia, com organização, tranquilidade e segurança.
A Secretária de Educação de Santarém Mara Belo afirmou que neste primeiro dia de desfile, as escolas realizaram uma excelente apresentação com a participação dos alunos, da comunidade e do corpo docente através de lindas declarações de amor à Pátria, e pontuou sobre o tema deste ano "Família, escola e comunidade: Todos por uma CULTURA DE PAZ", que foi abraçado pelas escolas e abordado positivamente durante os desfiles.
Mara aproveitou para convidar a população de modo geral para prestigiar os destiles em seus respectivos bairros com as escolas e alunos que nesse período fazem sempre manifestações positivas de amor ao Brasil, por meio do ato cívico, e também reforçou a importância em não realizar todas as apresentações no Centro da cidade. "A descentralização dos desfiles visa atender a população local, cada um no seu bairro, mas com os mesmos percursos e locais dos anos anteriores", concluiu.
As atividades da Semana da Pátria 2018 seguem neste domingo (2) na grande área da Prainha/Santíssimo, com palanque instalado na Travessa Professor José Agostinho, na Rua do Norte, à partir das 7h30. A abertura será feita pela Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy acompanhada pela banda da escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.