4. Obra do TFT receberá serviços adicionais e será concluída até julho
Obra do TFT receberá serviços adicionais e será concluída até julho Autor: Desconhecido

Obra do TFT receberá serviços adicionais e será concluída até julho

Agencia Santarém

Serviços adicionais promoverão melhor comodidade e conforto aos frequentadores do TFTAs obras do Terminal Fluvial Turístico (TFT) de Santarém seguem com 90% dos trabalhos executados. Na manhã desta sexta-feira (11) o Secretário Municipal de Turismo Diego Pinho acompanhado da Defesa Civil e os técnicos responsáveis pela execução dos serviços vistoriaram o local para avaliação dos trabalhos realizados.

Após a vistoria, Diego Pinho informou que devido a serviços adicionais a obra terá mais seis meses de trabalhos até a conclusão, tudo para promover melhor comodidade e conforto aos frequentadores do TFT. "De acordo com a equipe técnica responsável pela reforma, alguns fatores influenciaram na conclusão dos trabalhos, como alguns ajustes na execução dos serviços, além da subida do nível do Rio Tapajós. No entanto, todos os serviços serão concluídos neste espaço de tempo e garantirão melhor comodidade à comunidade local, visitantes e turistas", afirmou.

Secretário Diego Pinho, Loiana Cavalcane e Darlison Maia avaliam a reforma do Terminal Fluvial TurísticoA arquiteta Loiana Cavalcante destacou que por conta de problemas na estrutura, principalmente quanto ao tamanho, bem como a sustentação, houve a necessidade de ampliação do tablado, para certificar a segurança da estrutura. "O principal fator para a elaboração do projeto era a reforma da parte do tablado, mas com a execução dos serviços foram detectados graves problemas na estrutura que dá sustentação ao tablado, pois a estrutura antiga era comprida e estreita. Com a força da correnteza e do vento houve o desalinhamento do tablado, então teve-se a necessidade de ampliação para que essa estrutura ficasse com uma melhor sustentação. Muitos ajustes foram feitos, por conta da deterioração não só da estrutura de sustentação, mas de todo o tablado que teve que ser trocado em sua totalidade, prejudicando o prazo para a entrega da obra."Reforma já está com 90% dos serviços executados

A engenheira responsável pelo projeto Natália Nicolau ressaltou que a obra não está atrasada, mas por conta de serviços adicionais na estrutura serão necessários mais seis meses para que o TFT possa ser entregue a população com conforto e segurança. "Ao mexer na estrutura detectamos algumas partes que não estavam contempladas. Essas partes estavam muito deterioradas, até mesmo com cupins na parte interna das madeiras e isso contribuiu para o prazo ser estendido. Uma grande parte de serviços que não estava previsto no projeto foram executados para evitar problemas futuros. Não atrasou, o que ocorreu é que as demandas para dar mais sustentação e qualidade a nova estrutura aumentaram. O proposto inicialmente era aproveitar partes da estrutura, trocando apenas as madeiras que não dariam para serem aproveitadas. Contudo, a estrutura foi totalmente substituída por novas estacas e madeiras do tablado, uma vez que toda a estrutura estava comprometida.

Equipe da Defesa Civil em vistoria das obras Darlison Maia, Coordenador da Defesa Civil de Santarém, a convite do Secretário de Turismo, acompanhou a vistoria na obra e falou que todos as exigências para a segurança da estrutura estão sendo cumpridas. "É de praxe a Defesa Civil acompanhar os procedimentos que são feitos aqui no Terminal Fluvial Turístico. Desde o início da obra nós estivemos acompanhando para evitar situações que possam gerar risco a vida das pessoas que visitam e das pessoas que trabalham aqui. Hoje, a convite do Secretário de turismo, viemos para esta avaliação dos serviços executados, principalmente na parte da balsa que é um problema antigo, onde vários serviços foram feitos. Detectamos que algumas situações precisam ser refeitas e a empresa responsável está cumprindo as exigências, faltando só umas roldanas para evitar o atrito das balsas com as colunas. Entretanto, a estrutura que está sendo montada está muito boa e segura para a população.

A Revitalização do Terminal Fluvial Turístico (TFT) é uma obra da Prefeitura de Santarém, em parceria com a empresa Massabor.

Confira outras notícias sobre turismo