Santarém está na última etapa da certificação do Selo UNICEF e foi um dos 90 Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) a ser certificado por concluir os desafios propostos dentro do prazo determinado.
A certificação aconteceu no dia 16 de junho, e ontem, 30 de junho, encerraram os prazos para envio das documentações para os municípios participantes do Selo Unicef 2017-2020. O resultado para o reconhecimento dos municípios que serão certificados pelo Unicef será disponibilizado no segundo semestre de 2020.
De acordo com Igor Oliveira, mobilizador dos adolescentes do NUCA de Santarém, foi importante a certificação, pois confirma a participação direta dos adolescentes nas ações do município. “Essa certificação para Santarém comprova que estamos cumprindo a agenda da criança e do adolescente promovendo políticas públicas. Todos os desafios do NUCA estiveram voltados a promoção de Políticas Públicas na área da educação, da assistência e da saúde.
O mobilizador frisou que Santarém conta com 16 adolescentes representando comunidades indígenas, quilombolas e bairros periféricos da cidade. “Essa participação foi a forma que o UNICEF encontrou e que o município aceitou para promover o protagonismo dos adolescentes nas discussões de políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento integral.”
“Nossa expectativa para a certificação da terceira edição com o Selo Unicef, 2017-2020 só aumenta. Com esse resultado do NUCA a certificação só reforça o engajamento dos nossos jovens. Seguimos confiantes de que alcançaremos a certificação internacional”, pontuou a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.
Entenda sobre o Selo Unicef:
O Selo é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o Selo significa que os esforços de municípios, por meio de políticas públicas que realizaram, alcançaram avanços nos direitos de meninos e meninas.
É a principal iniciativa do Unicef no Brasil voltada ao engajamento dos municípios do Semiárido e da Amazônia para a melhoria dos indicadores de infância e adolescência.