Garantir a qualidade das águas para o banho nas praias santarenas é a principal finalidade do Programa de Monitoramento dos Estudos de Balneabilidade que teve início nesta quarta-feira (20). A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela, a ação dá seguimento aos testes que são realizados desde 2015 no município. O último resultado foi divulgado durante a Semana do Meio Ambiente, realizada em maio deste ano, quando foi informado da permanência de praias próprias para o banho.
"O relatório apresenta os resultados do monitoramento da balneabilidade das praias da orla fluvial direita do rio Tapajós no município de Santarém-PA, contemplando os resultados observados na campanha de março de 2018 realizado pela empresa Conágua Ambiental", informou Vânia Portela.
Segundo o relatório, foi realizada a análise estatística percentual recomendada pela Resolução Conama nº 274/2000 para o parâmetro mais restritivo - Escherichia coli, onde foi observado que todas as praias apresentaram condições de qualidade na categoria PRÓPRIA/EXCELENTE.
Já para o parâmetro menos restritivo - Coliformes termotolerantes, foi observado o mesmo cenário, ou seja, praias PRÓPRIAS/EXCELENTES para fins de balneabilidade. As campanhas foram realizadas em período de alta concentração de banhistas, na maioria dos dias de amostragem o tempo estava nublado.
As primeiras amostras são realizadas em Maracanã, seguindo para Pajuçara, Ponta de Pedras, Muretá e Alter do Chão (praia do Centro de Atendimento ao Turista/C.A.T, canal principal do Rio Tapajós, Praia do Cajueiro, Orla de Alter do Chão/escadaria, Orla de Alter do Chão/parte final, Praia do Amor e Igarapé do Macaco).
Ao todo, 11 pontos de praias ao longo do Rio Tapajós passarão pelo procedimento que se estende até a próxima terça-feira (26).