4. Parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e Equatorial leva energia firme à região de Várzea
Parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e Equatorial leva energia firme à região de Várzea Autor: Agência Santarém

Samuel Alvarenga
Aproximadamente 330 famílias da Costa do Tapará serão beneficiadas.

Na comunidade Costa do Tapará, aproximadamente, 330 famílias serão atendidas com energia elétrica firme e de qualidade. A expansão da energia na várzea foi uma solicitação do prefeito Nélio Aguiar ao governador do Estado, Helder Barbalho. Além da região do Tapará, a expectativa é que moradores do Aritapera, também sejam beneficiados com o projeto.

Obra possui 30 km de rede elétrica.

As obras foram vistoriadas nesta quarta-feira (08), pelo prefeito e sua comitiva, composta pelo secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, os vereadores Jandeilson Rêgo e Alexandre Maduro, os secretários municipais Emir Aguiar (Governo), Bruno Costa (Agricultura e Pesca) e Ronan Liberal Jr. (Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Indústria, Comércio e Tecnologia), o Comandante da Delegacia Fluvial de Santarém, Capitão de Fragata Fabrício Fróes Teixeira, e o gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Gilliard Vaz.

Obra beneficiará mais de 300 famílias.

A Equatorial Energia é a responsável pela execução do serviço. De acordo com a empresa, o serviço só teve viabilidade, porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou todo um planejamento prévio para a emissão das licenças ambientais. "Aqui é uma obra diferente de todas que a gente já executou na região. Praticamente, 95% dela é feita de forma manual, sem operação de máquinas e uso de caminhão, que é o de praxe numa execução urbana. Estamos fazendo 30 km de rede, para beneficiar mais ou menos 330 famílias. Para a realização, a gente destaca esse apoio com a Prefeitura de Santarém. Essa solicitação foi um pedido do prefeito, desde que era deputado estadual", explica o gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Gilliard Vaz. Segundo ele, o sistema de energia da comunidade será concluído no início de março.

Além da energia, comunidade ganhará Centro de Saúde.

O prefeito Nélio Aguiar afirmou que a expansão da energia é estratégica e é um marco na região de várzea. "Inicialmente, já estamos finalizando a obra, a transposição no Tapará, para chegar a energia na Costa do Tapará. A empresa que executa as obras já possui todo o material e tem que ser trabalhado de acordo com a natureza para levar energia, também, para as comunidades da região do Aritapera. É um projeto com um benefício social muito grande, que a gente agradece ao governador Helder, por esta obra, por esta decisão política de aplicar, de investir este recurso através da concessionária de energia, a Equatorial. Melhora o poder de transformação para um microssistema de água, para nossa escola, para uma unidade de saúde, para conservar vacinas e soro antiofídico. Vai ser um salto na qualidade de vida para os moradores dessa região", observa Nélio.

Comunidade também receberá microssistema de abastecimento de água

Além da energia, a comunidade está recebendo um microssistema de abastecimento de água, uma Unidade Básica de Saúde e uma nova escola. "É um sonho realizado de muitos anos e hoje o prefeito Nélio veio nos presentear com essas obras", comemora Rionaldo Pereira, presidente da comunidade Costa do Tapará e presidente regional do Conselho de Pesca.

Nova escola que está sendo construída pela Prefeitura.