1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Município de Santarém vive momento histórico com posse do Conselho do Patrimônio Cultural
Município de Santarém vive momento histórico com posse do Conselho do Patrimônio Cultural Autor: Desconhecido

Município de Santarém vive momento histórico com posse do Conselho do Patrimônio Cultural

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Na manhã desta segunda-feira (26), o município de Santarém viveu um marco na História, nas dependên...

Na manhã desta segunda-feira (26), o município de Santarém viveu um marco na História, nas dependências do Theatro Municipal de Victória, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou o Fórum de Patrimônio Cultural, com o objetivo de eleger representantes das instituições de ensino superior e da sociedade civil organizada que irão compor o Conselho de Patrimônio Cultural Histórico, Artístico e Natural (Compac). Após, a votação, acordada pela assembleia e transcorrido o prazo dos trâmites legais, sem impugnação, contestação e recurso, assim  foi nomeado e empossado com os 14 membros.

O Compac, de caráter  consultivo e deliberativo, composto por 14 conselheiros, sendo 50% do Item de número I, o governo municipal e 50 %, do Item II da Sociedade Civil Organizada, o que rege a Lei Municipal 19.661/2014, sobre a preservação do patrimônio cultural e natural do município de Santarém, do Estado do Pará. Portanto, a seguinte formação:

I-Poder Municipal:

• Cecy Oneide do Nascimento Sussuarana – Secretaria Municipal de Cultura

• Salomé Siqueira de Oliveira – Secretaria Municipal de Educação

• Rafael Queiroz Reis – Secretaria Municipal de Infraestrutura

• Andrea Ribeiro Campos de Souza – Secretaria Municipal de Finanças

• Vanessa Frazão Corrêa – Secretaria Municipal de Planejamento.

• João Correia Gonçalves – Secretaria Municipal de Meio Ambiente

• Elcivania de Oliveira Barreto – Secretaria de Turismo

II-Sociedade Civil Organizada

• Ubirajara Bentes de Souza Filho – Ordem dos Advogados do Brasil

• Waltenes Rodrigues Ranieri – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia

• Emanuel Júlio Leite – Associação Comercial e Empresarial de Santarém

• José Galdino Gomes Filho – Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

• Therezinha Amorim – Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós

• Aline Maia Coimbra – Organização Civil Organizada

• André Dioney Fonseca – Instituições de Ensino Superior

Atribuições:

I-propor as bases da política de preservação do Patrimônio Cultural do Município;

II-exarar parecer prévio do qual dependerão os atos de tombamento e cancelamento do tombamento;

III-fixar diretrizes, relacionando-as com interesse de preservação do patrimônio cultural quanto: a) à demolição no caso de ruina iminente, modificação, transformação, restauração, pintura ou remoção de bem tombado pelo município; b) à elaborar parecer para orientar a gestão pública quanto a expedição ou renovação, pelo órgão competente, de licença para a obra, afixação de anúncios, cartazes ou letreiros, ou parte e instalação de atividade comercial em imóvel tomado pelo município. c) à prática de qualquer ato de alguma forma altere a aparência do bem tombado pelo Município.

IV-receber e examinar propostas de proteção a bens culturais encaminhadas por associações de moradores e entidades representativas da sociedade civil do município.

O vice-prefeito, José Maria Tapajós, esteve presente no processo eleitoral e destacou a importância da posse do Conselho para município. “A falta do Conselho de Patrimônio estava incomodando a sociedade, é necessário a criação,  instalar com atribuições de zelo a história do nosso município, no propósito de discutir pautas de encontro com o governo e ao interesse público. E já foi aprovado desde 2014, e este governo teve o interesse, pensou e trabalhou, e coordenou esta implantação o qual realiza este marco histórico ao nosso município”, destacou o executivo do município.

Para o secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira, o momento também foi histórico para o município, “ Ficará para eternidade, do presente às futuras gerações, nós tivemos a oportunidade de implantar e homologar o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural, processo pioneiro em nosso município. Atendemos, o que determina a Lei de número 19.661/2014, o governo empenhou-se junto com as parcerias técnicas na transparência, o qual implantamos o Conselho. Vemos que ao longo dos anos no município, o patrimônio cultural vem sendo prejudicado, por desmandos de alguns, a falta de interesse, e até mesmo por desconhecimento de outros, na falta de normativas que se aplique a preservação. O Conselho virá para ajudar o governo municipal, a cultura santarena e estamos de braços abertos a recebe-lo para reforçar o zelo ao cultural de forma mais efetiva. E outro legado para a cultura santarena será a instalação do Conselho Municipal de Cultural (CMC), previsto para ao mês de abril de 2018, explicou, o titular da pasta da cultura.

O pesquisador do Centro de Formação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Itamar Paulino dia que, “o fato é histórico sem dúvida alguma, desde a assinatura da Lei, agora haverá a prática legal com a posse do Conselho de Patrimônio Cultural, dentre as diretrizes, o tombar os patrimônio do município, de forma precisa, questões históricos, memoriais, de cultura, e também de turismo, agora podemos pensar em uma Santarém mais organizada de circuitos culturais e históricos”, reforçou, o especialista.

 Para a eleição foi necessário organizar uma comissão eleitoral, que foi formada pela arquiteta Cecy Oneide Sussuarana, o Chefe de Planejamento de Patrimônio Histórico e Cultural Clenildo Vasconcelos, ambos servidores da Semc, o advogado/representante da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB subseção Santarém, Eduardo Fonseca e a advogada/representante da Procuradoria Geral do Município de Santarém, Leila Suely Paduano. A Comissão teve competência de coordenação do processo eleitoral, proceder as inscrições dos delegados e divulgá-las, receber e julgar os recursos e indeferimentos interpostos e ainda conduzir o processo eleitoral. Na próxima semana será agenda reunião com os conselheiros, para alinhar as atividades da entidade.

Mais informações:

Alciane Ayres-Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura (Ascom/Semc).

Contatos: (93) 99179-4634

E-mail: alcianeayres@gmail.com

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.