Santarém completou nesta sexta-feira, 22 de junho, 357 anos de existência. Em comemoração ao aniversário da cidade foi celebrada na Catedral de Nossa Senhora da Conceição a tradicional Missa Mocoronga, no final da tarde.
Estiveram presentes o prefeito Nélio Aguiar, o vice-prefeito José Maria Tapajós, os secretários do governo municipal, vereadores, coordenadores, o ex prefeito Ronan Liberal, representantes da Marinha do Brasil e Polícia Militar e a comunidade em geral.
O bispo da Diocese de Santarém Dom Flávio Giovenale presidiu a santa missa e desejou que as orações fossem intencionadas para dias melhores a Santarém. "Hoje Santarém completa 357 anos e nossas preces são para que dê sabedoria aos nossos governantes, para que possam atender as necessidades da população que nela residem em todos os setores, na saúde, na educação, no trânsito, na segurança e na infraestrutura e que todos possam também fazer a sua parte", disse Dom Flávio.
O Prefeito de Santarém Nélio Aguiar lembrou a parte histórica da realização da Missa Mocoronga. "A celebração é um momento importante. Santarém foi fundada pelo padre João Felipe Bettendorf e das comemorações que estamos realizando, essa é a mais importante pois é hora de agradecermos a Deus e a Nossa Senhora da Conceição por tudo de bom que tem acontecido em nosso município. É o momento de pedir para que possamos continuar recebendo as bênçãos de Deus, e continuar abençoando as autoridades, o nosso povo, a nossa gente, para que nos dê forças no dia a dia para construir e escrever essa história de mãos dadas em prol de uma Santarém melhor para todos nós."
Nélio Aguiar destacou ainda que seu governo está com vários projetos transformadores em andamento, dos quais Santarém precisa e que beneficiarão a população como um todo. "Nós temos projetos na mobilidade urbana em relação ao transporte coletivo, abastecimento de água universal seguro e água tratada, e investimentos na área de saneamento, pois precisamos e queremos ter uma cidade saneada contribuindo com o meio ambiente e evitando a contaminação dos nossos lagos, rios e igarapés", finalizou.
A secretária de finanças Josilene Pinto fez a primeira leitura da missa e descreveu a oportunidade em fazer parte do governo municipal. "Me sinto muito feliz e honrada em participar dessa tradição que é a Missa Mocoronga da nossa querida Santarém, nossa pérola do Tapajós. Assim como temos nossas comemorações festivas, também temos a comemoração religiosa que é muitíssimo importante para nos fazer refletir sobre nossas ações, sobre como estamos caminhando, sobre o que estamos fazendo de melhor pela nossa cidade e o que ainda precisamos melhorar."
A missa contou com a linda participação do grupo de dança da Pastoral do Menor que está festejando 30 anos de trabalhos em prol de crianças e adolescentes sob a responsabilidade da professora Silmara Cardoso. A Orquestra Sinfônica Maestro Wilson Fonseca e o Ministério Santa Cecília conduziram a animação musical da celebração.
A organização da Missa Mocoronga é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), que têm a frente a Secretária Celsa Brito que na ocasião agradeceu a participação de todos. "Esse é para nós religiosos o momento mais significativo, pois temos a oportunidade de agradecer a todas as bençãos recebidas durante o ano, e também agora levarmos nossas intenções de continuação de nossas ações á Deus, todas em prol de melhorias para nossa cidade.
Agradecemos ao Movimento de Cursilho e Cristandade (MCC), a Pastoral da Comunicação (Pascom), ao Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Oeste do Estado (Sipcop) pela doação do bolo, a Pastoral do Menor que também está em festa completando os 30 anos de fundação e que nos trouxe uma linda apresentação com seu grupo de dança, aos nossos vereadores, secretários, coordenadores, servidores e a comunidade em geral que veio para essa emocionante celebração".
Ao final da missa os fiéis cantaram os Parabéns a Santarém em frente ao belíssimo bolo de aniversário doado pelo Sipcop e posteriormente puderam levar um pedaço para casa.