4. Minicursos e comercialização de flores marcam a 'Feira Flor Mamãe' em alusão ao Dia das Mães
Minicursos e comercialização de flores marcam a 'Feira Flor Mamãe' em alusão ao Dia das Mães Autor: Desconhecido

Na semana do Dia das Mães as vendas chegam a triplicar na Feira que agrega mais de 5 mil espéciesO Mercado das Flores, no bairro Prainha, recebeu no final de semana um público diferente dos dias convencionais. A Associação Flores do Tapajós em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) promoveu no período de 10 a 12 de maio a "Feira Flor Mamãe" em homenagem ao Dia das Mães.

Oficina de defensivos naturais incentivou a relação ecologicamente equilibrada com o meio ambiente Na oportunidade, foi oferecida oficina de Defensivos Naturais. O objetivo do minicurso foi incentivar o uso de defensivos naturais como controle alternativo de pragas na agricultura familiar. Os instrutores foram técnicos da Emater e da própria Associação.

Leia também: Prefeitura distribui mudas de plantas em homenagem ao Dia das Mães

De acordo com a presidente da Associação Flores do Tapajós, Giliedina da Silva, a programação com o minicurso foi montada e dedicada especialmente às mães. Para ela, os defensivos naturais se tornaram atrativos nos últimos tempos por sua relação ecologicamente equilibrada com o meio ambiente. E, além disso, são produtos mais baratos e eficazes no combate às pragas. "A ideia do minicurso era abrir o espaço para as mamães. Esse curso foi bastante importante, pois foi apresentada soluções quanto ao controle de pragas e doenças que afetam a agricultura familiar", ponderou.Programação foi dedicada especialmente as mães

Houve também a exposição e comercialização de flores e mudas de árvores. As rosas e as orquídeas foram as mais procuradas como opção de presente. No local são encontradas mais de cinco mil plantas de espécies frutíferas, ornamentais, medicinais e de arborização, que custam em média de R$ 2 a R$ 600. As mudas são oriundas de viveiros de 23 produtores de Santarém e Mojuí dos Campos.

Segundo a produtora Maria das Graças, que comercializa flores, suculentas e plantas ornamentais, as vendas chegam a triplicar na semana do Dia das Mães. "É o período que eu mais vendo e consigo um lucro muito bom. As flores mais vendidas são as rosas e as orquídeas, mas também procuram pelas begônias, violetas, cíclame e calandivas", explica.As rosas e as orquídeas foram as espécies mais procuradas para presentear as mães

Mercado das Flores
O Mercado é o principal ponto de venda de plantas em Santarém. Agrega mais de 5 mil espécies ornamentais, frutíferas, arbóreas e medicinais, sendo abastecido três vezes por semana com novas variedades. Foi inaugurado em Santarém no dia 25 de novembro de 2016.

O Espaço Municipal foi cedido por 15 anos para a Associação Flores do Tapajós. Atualmente a associação reúne 30 produtores que se dedicam ao cultivo de plantas e flores em Santarém, além de incentivar o fortalecimento da floricultura na região tornando ela mais forte.

O Mercado das Flores fica localizado na Avenida Curuá-una s/n anexo ao Mercado da Prainha. O espaço funciona das 7h às 18h de segunda a sábado e nos domingos e feriados das 7h às 12h.