Você já reparou que os espaços no Mercadão 2000 estão sendo modificados? Já percebeu que os corredores estão mais amplos e que ficou mais fácil caminhar pelo local? Pensando em facilitar a mobilidade dos frequentadores, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), em parceria com as associações que atuam no lugar, está realizando várias melhorias. As modificações irão beneficiar trabalhadores e usuários da principal feira livre de Santarém.
A reordenação do espaço público advém de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) promovido entre Ministério Público Estadual, Prefeitura de Santarém, Câmara de Vereadores e Associações para se fazer cumprir o Código de Postura do Município que prevê ajuste na comercialização em espaços inadequados, como calçadas e corredores. No caso do Mercadão 2000, está sendo cumprido o que estabelece a Lei 19.207/2012.
O vendedor Francisco Sombra trabalha no mercado há 18 anos. Ele que vende queijos e outros produtos conta que antes a banca ficava na passagem da porta. Com o reordenamento, o permissionário foi realocado para um boxe desocupado. "Eu vendia na passagem da porta, corri atrás para não ficar na rua quando foi solicitada a liberação do espaço. Fui colocado num ponto há poucos metros e já tirei até o alvará. Estou no boxe há cinco meses e os clientes elogiaram a mudança, além de ser um local melhor, tem mais higiene e estrutura, estou muito feliz" contou Francisco.
Outra que também foi beneficiada pela ação que está sendo realizada no Mercadão 2000 foi a vendedora de temperos, Angélica Vinhote. Com 26 anos trabalhando na feira, ela saiu de um ponto improvisado no corredor para um boxe maior. "Estou com duas semanas no novo boxe. Trabalho com tempero, pimenta, cominho e verduras e ficou bom nesse espaço. A principal mudança foi na segurança, já que nesse é fechado. Os clientes estão se acostumando com esse novo ponto e a expectativa é que as coisas só melhorem", relatou Angélica.
De acordo com o administrador do Mercadão 2000, Ronnie Coutinho, outros pontos do logradouro ainda passarão por modificações. "Esse trabalho continua, os permissionários que estão em locais de mobilidade e que atendam os critérios determinados no TAC, serão realocados para os boxes que ainda estão desocupados no mercado. É um benefício, não somente para o usuário que consegue caminhar de forma mais tranquila, mas também para o próprio vendedor que passa a ter uma estrutura mais adequada e para desempenhar suas atividades" finalizou o administrador.