4. Médicos do PR, MA e SP assumem vagas do 'Mais Médicos' em Santarém nos próximos dias
Médicos do PR, MA e SP assumem vagas do 'Mais Médicos' em Santarém nos próximos dias Autor: Desconhecido

Atendimento médico (Foto: Arquivo/Ascom)As comunidades Vila Curuai, Vila Socorro e Santana do Ituqui devem receber novos médicos nos próximos dias. As vagas abertas para as três localidades foram preenchidas depois de prazo aberto em edital, pelo Ministério da Saúde.

Com o encerramento do contrato entre Brasil e Cuba e a saída dos médicos cubanos do país, surgiram 17 vagas em Santarém, que eram ocupadas por esses profissionais. Assim que o edital foi aberto para médicos brasileiros, 14 aceitaram ocupar as vagas, restando apenas vagas em três comunidades do interior do município: Vila Socorro, Vila Curuai e Santana do Ituqui.

Na tarde de quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Santarém, através da coordenação do Programa Mais Médicos, recebeu a informação oficial do Ministério da Saúde de que as três vagas que restavam abertas foram preenchidas.

"Estávamos na expectativa para o preenchimento dessas vagas e pela informação do Ministério da Saúde, deu certo. As três vagas para Santarém foram, enfim, preenchidas", afirmou Lauro Corrêa, coordenador do Programa Mais Médicos da Semsa, que recebeu a notícia com grande alegria.

De acordo com cronograma do edital do Mais Médicos, os profissionais brasileiros com formação no exterior tiveram os dias 13/02 e 14/02 até às 18h, para manifestarem interesse nas localidades que ainda tinham vagas disponíveis. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, antes de terminar o prazo, ainda no início da manhã de quinta-feira, todas elas já tinham sido preenchidas.

O coordenador do Programa disse que já manteve contato com os três médicos inscritos e eles confirmaram que vão assumir as vagas nas comunidades santarenas. Trata-se de uma médica do Paraná, uma médica do Maranhão e um médico de São Paulo. "Interessante é que o esposo de uma das médicas que passou nessa etapa, que também é médico, já trabalha conosco no Abaré. Eles estavam separados pelo programa, mas agora vão se reencontrar graças a essa nova oportunidade dada pelo edital do Mais Médicos. Então, estamos confiantes de que dessa vez tudo dará certo para que as três comunidades recebam o quanto antes esses profissionais", comenta Lauro Corrêa.

Corrêa explicou que além da bolsa paga pelo Ministério da Saúde aos médicos, no valor de R$ 12.386,50 (doze mil trezentos e oitenta e seis reais e cinquenta centavos), o município está oferecendo ainda uma contrapartida como ajuda pecuniária para que os médicos assumam essas comunidades do interior. "A ajuda pecuniária é para que os profissionais possam custear moradia, alimentação e transporte. É uma forma também de incentivá-los a assumir as vagas em comunidades da zona rural do município, pois a secretaria entende que essas comunidades necessitam muito da assistência médica", destaca.

Ainda pelo cronograma do Ministério da Saúde, a divulgação da lista oficial com os profissionais e as cidades onde eles vão atuar será feita na próxima terça-feira (19).

Todos os profissionais alocados nesta etapa, que não tiverem o Registro do Ministério da Saúde (RMS), realizarão um módulo de acolhimento onde terão aulas e passarão por avaliação da coordenação nacional do programa, em Brasília, antes de virem para Santarém.

Seguindo o cronograma, os novos médicos devem se apresentar na cidade entre os dias 15 e 17 de abril. Chegando a Santarém, eles também passarão por treinamentos e serão apresentados nas comunidades de destino, começando a prestar os atendimentos até o dia 18 de abril de 2019.

Com o preenchimento de todas as vagas por médicos brasileiros, o Ministério da Saúde estima que não haverá mais a necessidade de abrir prazo para médicos estrangeiros, conforme previa o edital.